Março: tempo de colheita, cultura e literatura.

Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

Março: tempo de colheita, cultura e literatura.




Eis que os bons ares de outono anunciam sua chegada. É a estação com temperatura mais amena, nem muito quente e nem tão frio! Espera-se um sol um pouco mais fraco, manhãs e noites frescas... E que as colheitas sejam fartas... Que encham as tulhas... E enriqueçam as exportações...

E nós, seres pensantes, devemos meditar, refletir e agir em prol de um ambiente favorável à saúde física, mental, espiritual e emocional. Neste propósito, a equipe de profissionais das Bibliotecas Públicas Municipais, continua desenvolvendo atividades e projetos que fazem deste mês, um mês cultural, artístico e vasto em literatura.

Já é comum para estes servidores, comemorarem nesta época, o dia da “Mulher”, do “Bibliotecário” o “Super Leitor” e a “Quaresma”. Todas datas importantíssimas! Seja no calendário cívico ou na prática do dia a dia de cada um de nós.

É relevante registrar que em meio a várias atrações costumeiras em Formiga, pode-se afirmar que neste período, a literatura floriu, surgiram novos escritores, lançando seus primeiros livros... Muitas histórias, poesias e contos chegam para enriquecer os acervos das Bibliotecas.  E assim estas obras provocam curiosidade e um crescimento em cada leitor, ao mesmo tempo que faz de cada escritor um merecedor de aplausos, por lapidar as palavras e em forma de verso ou prosa, ampliar o conhecimento e encher as estantes de novas opções de leitura e fazer com que outros conheçam suas ideias, opiniões e emoções.

Para que haja um março de produção farta, mesa cheia e uma literatura repleta de novidades, conselhos, mudanças de vida de atitudes, é importante cuidar do meio ambiente, realizar o reaproveitamento, reutilizar e economizar. É fundamental ler, reler, ressignificar cada conceito, cada informação de cada livro lido.

Para que estas ações sejam eficazes, procurem as Bibliotecas Públicas, leiam, pesquisem e analisem as obras e coloquem em prática as ideias propostas.