Maria do Amparo Gonçalves

“Eu tinha acabado de me formar em psicologia. O ano era 1990 e um horizonte de trabalho e desafios começou a se formar, era preciso dar mais um passo. Foi assim que em fevereiro de 1991, iniciei minha história em Formiga. A cidade me abraçou e me inspirou, tornou-se o meu lugar, criei raízes profundas”.
Conhecida como das mais competentes profissionais quando se fala em saúde mental, Maria do Amparo Gonçalves nasceu na cidade de Pimenta. É filha do Senhor Dair Gonçalves e de Dona Nirta Aparecida Alves; casada com Kennedy Pessoa Barbosa, é mãe da Poliana, do Ícaro e da Jaqueline. É avó da Cecília e do Arthur.
“Meus pais saíram de Pimenta e foram morar em São Paulo quando eu ainda tinha 2 anos, fui criada lá. Todos os anos, vínhamos passar férias em Minas Gerais para visitar os familiares. Formiga estava no roteiro porque eu tinha uma tia muito querida que morava na cidade. Fui cultivando laços e memórias afetivas. Alguns anos depois, voltei definitivamente e fui estudar psicologia em Belo Horizonte. Ao longo dos últimos 34 anos, venho aprimorando meus estudos e me dedicando à profissão que tanto amo. Busquei formação nas áreas de terapia familiar e de casal, sexologia, diagnóstico empresarial e, há oito anos, incluí em minha atuação as técnicas do Mindfulness.”
Maria do Amparo conta que se sentiu acolhida pelos formiguenses e que jamais pensou em ir embora porque se identificou com a cidade. “Continuo com vários projetos em desenvolvimento, muitos sonhos no forno. Uma vontade sincera de contribuir positivamente com a história em evolução e com as pessoas desta cidade que aprendi a amar. Sou grata pelo sentimento profundo de pertencimento.”