Maria Ribeiro de Andrada e Oliveira Figueiredo

Foi no dia 20 de fevereiro de 1961 que Maria Ribeiro de Andrada e Oliveira Figueiredo nasceu na capital do Rio de Janeiro. Ela veio ao mundo pelo amor de Tarcísio Bonifácio Ribeiro de Andrada e Maria Lina Borges Ribeiro de Andrada, casou-se com Nuno Sá de Oliveira Figueiredo e, no final de 1998, fez as malas e desembarcou em Formiga. “Viemos para fugir do stress da cidade grande, queríamos ter filho e criá-lo com tranquilidade e qualidade de vida, viemos pela certeza de dias e momentos felizes e de realizações”. E tudo foi como o imaginado, Francisco Sá Figueiredo Ribeiro de Andrada nasceu e o que era bom ficou melhor.
Maria Andrada sempre teve atividades intensas em Formiga. Lecionou a disciplina “Cultura e Informação” no curso de Biblioteconomia do Unifor, “Animação e Recreação Turística” no curso de Turismo e “Folclore, Esportes e Meio Ambiente e Esportes Complementares” no curso de Educação Física.
“Também fui professora de ‘Artes’ e de ‘História da Arte’ na Escola Normal, a Jalcira dos Santos Valadão. Em 2005, fui convidada para ser Secretária Municipal de Cultura do Prefeito Aluísio Veloso, com quem trabalhei por dois mandatos até o final de 2012. É uma história importante, criei laços afetivos com muitas pessoas, passei a ter vínculos profissionais e dou muito valor a tudo isso; são amizades que ocupam um espaço especial no coração.”
“Quem não conhece Formiga não sabe o que é qualidade de vida, não imagina a poesia de poder comprar leite direto do leiteiro, de poder cozinhar com ovos caipiras, colher frutas e legumes no quintal e ter pessoas queridas sempre por perto.”