Membros do Conselho Superior são agraciados com Medalha Santos Dumont

Membros do Conselho Superior são agraciados com Medalha Santos Dumont




Divulgação/PCMG

Na tarde desta quinta-feira (20/7), cinco membros do Conselho Superior da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foram agraciados com a Medalha Santos Dumont 2023. A chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, e a chefe-adjunta, delegada-geral Rita Januzzi, receberam do governador do Estado, Romeu Zema, a honraria no grau Ouro. Já o superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, delegado-geral Júlio Wilke, recebeu a medalha no grau Prata. O chefe de Gabinete, delegado-geral Frederico Abelha, e a diretora da Academia de Polícia Civil (Acadepol), delegada-geral Yukari Miyata, no grau bronze.

Na edição deste ano, a condecoração foi concedida a 125 personalidades que se destacaram no desenvolvimento de Minas Gerais, no ano em que se comemora os 150 anos de nascimento de Santos Dumont. Celebrada na cidade que leva o nome do pai da aviação, Santos Dumont, a cerimônia ocorre desde 1956, quando a medalha passou a ser concedida.

A medalha é uma referência também ao primeiro voo do brasileiro em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). O evento ocorreu no Museu do Cabangu, antiga residência do inventor mineiro, que guarda importante acervo, entre réplicas e objetos pessoais do aviador.

Fonte: Polícia Civil de MG