Mensagem - Dia de Minas

Todos os anos, em 16 de julho, a cidade de Mariana volta a ser a sede político-administrativa do estado, em homenagem ao dia em que, em 1696, chegou àquela região a bandeira chefiada pelo coronel Salvador Fernandes Furtado de Mendonça. A partir desse acontecimento, surgiria o povoado que daria origem a Mariana e de onde emergiram as Minas Gerais. Foi para reverenciar esse passado do nosso estado que foi criado, em 1977, o Dia de Minas.
Mariana emergiu às margens do Ribeirão Nossa Senhora do Carmo pela febre do ouro, que atraiu para a região uma leva de bandeirantes paulistas, sedentos dos metais preciosos encontrados em abundância por aquelas plagas. Cidade primaz de Minas, ela traz a marca do pioneirismo e exala história: foi o primeiro núcleo urbano organizado, a primeira vila, a primeira cidade e a primeira capital de Minas Gerais.
Do final do século XVII aos tempos contemporâneos, essa região do País transmutou-se, acompanhando a transformação pela qual passou nossa nação, ao longo das décadas. Somos hoje um estado onde vivem mais de 20 milhões de habitantes, marcado por uma economia pujante e uma imensurável riqueza cultural mas, também, por desigualdades sociais, que ainda precisamos enfrentar.
Por isso, nesta data cívica estadual carregada de simbolismos, reiteramos o compromisso do Judiciário mineiro em continuar contribuindo para tornar nossa sociedade mais justa e menos desigual e para oferecer aos cidadãos e cidadãs mineiras uma prestação jurisdicional mais ágil, qualificada e eficaz.
Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Fonte: Tribunal de Justiça de MG