MG-050: Vale-Pedágio impresso só vale até esta sexta-feira

Pagamento do benefício nas praças de pedágio será apenas por tags eletrônicas

MG-050: Vale-Pedágio impresso só vale até esta sexta-feira
Além das tags eletrônicas, os motoristas podem optar por outras formas de pagamento, como dinheiro e cartão de débito por aproximação




Motoristas que utilizam o Vale-Pedágio Obrigatório impresso têm até esta sexta-feira, dia 31 de janeiro, para utilizar os créditos disponíveis em cartões ou cupons físicos. Após essa data, as praças de pedágio passarão a aceitar exclusivamente o pagamento do benefício por meio de tags eletrônicas.

A mudança foi determinada pela Resolução nº 6024/23 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2025, com o objetivo de padronizar o sistema de cobrança de pedágio em todas as rodovias do país.

A Via Nascentes, concessionária do grupo Via Appia e responsável pela operação e manutenção de mais de 371,4 quilômetros ao longo do Sistema MG-050/BR-265/BR-491, reforçou a comunicação nas praças de pedágio e nas redes sociais para explicar a mudança aos profissionais que utilizam o Vale-Pedágio em Minas Gerais.

O que é o Vale-Pedágio

O Vale-Pedágio é um benefício obrigatório fornecido antecipadamente pela transportadora ou embarcador ao motorista, garantindo o pagamento das tarifas de pedágio sem que ele precise arcar com o valor do próprio bolso.

Outras formas de pagamento

As concessionárias do Grupo Via Appia seguem trabalhando para oferecer mais praticidade e agilidade no pagamento das tarifas de pedágio. Além das tags eletrônicas, os motoristas podem optar por outras formas de pagamento, como dinheiro e cartão de débito por aproximação.

O uso das tags eletrônicas traz benefícios importantes, como economia de combustível, redução de emissão de poluentes, maior rapidez no trânsito pelas praças e previsibilidade logística para transportadores e embarcadores.