Movimento ‘M Roots’ proporciona ecoturismo e autoconhecimento a formiguenses
Projeto, idealizado pelo historiador e guia turístico Pedro Coelho e pela fisioterapeuta Paula Ribeiro, tem crescido na cidade

Formiga conta com um movimento de ecoturismo, autoconhecimento e turismo cultural e histórico que tem adquirido cada vez mais adeptos. É o Movimento “M Roots” (Roots/Raízes em inglês), que nasceu em outubro de 2023 e foi idealizado pelo historiador e guia turístico Pedro Coelho e pela fisioterapeuta e professora de Yoga Paula Faria Costa Ribeiro, ambos de 38 anos de idade.
Conforme contou Pedro Coelho, o projeto realiza diversos eventos, alguns gratuitos e outros pagos, e cursos sobre filosofia estoica e história da arte. “Promovemos as atividades esporadicamente e elas são divulgadas pelas redes sociais. Em Formiga, desenvolvemos caminhada ecológica; trail running, que são corridas em mata; yoga ao ar livre, que ocorrem na Praia Popular e na Casa do Engenheiro; ‘roda de meditação’ e ‘roda de reflexão’, esse último alia a meditação com a filosofia. Um tema filosófico é sempre levado para discussão durante um café”, disse.
Segundo Pedro, o movimento está crescendo e indo para outras cidades também. “Temos um evento, que é o ‘Yoga e Trilha’, que além de Formiga já foi realizado em Pains. Ele começa com o Yoga na parte da manhã, com um café oferecido aos participantes. Depois, fazemos a trilha ecológica. Em Formiga, ele ocorre na mata da Lagoa do Fundão e em Pains foi realizado no Parque do Museu do Carste São Francisco. Além desse evento, promovemos o ‘Tiradentes como você nunca viu’, que já está em sua terceira edição. Nós fazemos uma travessia na Serra de São José, aula de Yoga e um passeio pelo centro da cidade com guia”, completou.
Para o idealizador do projeto, o movimento tem como ideia central trazer autoconhecimento aos participantes. “Esse autoconhecimento está ligado a diversas atividades que fornecemos. A nossa logo tem três pedrinhas e cada uma delas simboliza uma dimensão do homem que deve ser atingida. As dimensões são física, espiritual e racional. Trabalhamos com conhecimentos filosóficos, culturais e históricos”.
Os idealizadores do projeto, Pedro Coelho e Paula Ribeiro