Múltiplos incêndios atingem vegetação na BR-354 e no distrito de Baiões
Corpo de Bombeiros atua na contenção do incêndio e no controle da propagação das chamas para áreas ainda não afetadas

Os incêndios em vegetação estão cada vez mais frequentes em Formiga e região. Apesar de serem considerados crime contra o meio ambiente, essa prática tem mobilizado a 4ª Companhia de Bombeiros, que se desdobra no combate aos diversos focos que surgem diariamente. Na manhã dessa terça-feira, 3 de setembro, a companhia atendeu a várias ocorrências às margens da BR-354 e no distrito de Baiões.
Conforme divulgado pela corporação, na rodovia o incêndio afetou áreas próximas às empresas TWG Madeiras e Carmeuse, além de uma propriedade rural. Devido ao terreno irregular e à presença de grotas de difícil acesso na propriedade, o combate às chamas exigiu o uso de sopradores e mochilas costais. Estima-se que aproximadamente 17 hectares tenham sido queimados nesta área.
No Distrito de Baiões, o incêndio se alastrou por uma extensa área de pasto, abrangendo também áreas de reserva e plantações de eucalipto. As chamas atingiram uma região de vegetação típica do cerrado, incluindo capoeira e mata densa, com árvores de médio e grande porte e terreno acidentado. A equipe do Corpo de Bombeiros atuou no combate ao incêndio no domingo e retornou na segunda-feira para enfrentar o avanço das chamas.
“Atualmente, nossas equipes continuam no combate direto às chamas que estão se dirigindo para o Arraial, no Distrito de Baiões, onde estima-se que cerca de 85 hectares tenham sido consumidos pelo fogo até o momento. A 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros permanece dedicada à contenção do incêndio e ao controle da propagação das chamas para áreas ainda não afetadas”, divulgou os bombeiros em nota na manhã desta terça-feira, 3.
Na BR-354, o fogo afetou áreas próximas às empresas Carmeuse e TWG Madeiras
Ao todo, estima-se que, na rodovia e em Baiões, 102 hectares tenham sido consumidos pelo fogo até a manhã desta terça-feira