Murilo Bento Foschetti

Murilo Bento Foschetti




“Como não gostar de uma cidade assim? Como abandonar amizades que brotaram em momentos de confraternização e felicidade. Como não dar valor à sinceridade dos cidadãos formiguenses? Como ir embora?”. Assim, Murilo Bento Foschetti, o Coronel Murilo, fala da cidade que o recebeu em 1973.

Nascido em 29 de julho de 1947 em Bom Despacho, ele é filho de Adriano Bento da Silva, produtor rural, e Dona Nayr Foschetti da Silva, filha de italianos radicados em BH, campeã mineira de tiro e miss Belo Horizonte pelo Palestra Itália, hoje Cruzeiro Esporte Clube (daí, a sua paixão pelo glorioso clube azul celeste).

Foschetti cursou a Academia da PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais) e como oficial foi designado para comandar a PM em Formiga. Na época, ele já cursava direito na Fadom em Divinópolis.

“Quando solteiro, eu morava no Hotel Canadá, que ficava na Praça Ferreira Pires. Eu era encantado com a Palhoça e com a Toca da Onça, locais de muito movimento naquele tempo. Também havia os memoráveis bailes do Clube Centenário, as manhãs ensolaradas no Country Clube e noites agradabilíssimas no Carlito’s Bar, que nos presenteava com inúmeros shows de artistas locais, regionais e até nacionais”

                Professora da Escola Estadual Pio XII e do GOT (Ginásio Orientado para o Trabalho), hoje Tonico Leite, Hilda Mesquita foi sua grande paixão, casaram-se em 1976. Os três filhos: Bruno, Daniela e João Henrique “são todos genuinamente formiguenses e morrem de amor por esta terra”.

                “Desde quando nos casamos, moramos na residência que construímos, o propósito sempre foi fincar raízes. Formiga é um paraíso real, uma verdadeira Shan-gri-la com gente bonita, feliz e receptiva. Um lugar de boas escolas para nossos filhos e de uma boa roda de amigos, cujo relacionamento faço questão de manter. Decorridos 50 anos de minha chegada, com o título de Cidadão Honorário que muito me honra, considero-me muito mais formiguense do que bondespachense. Nesta terra, recebi o afago de pessoas queridas; aqui, trabalhei e tive reconhecimento.”

                Depois de reformado como coronel da Polícia Militar, Murilo Bento Foschetti foi chefe de Gabinete no segundo mandato do ex-prefeito Eduardo Brás e diretor da Penitenciária Regional de Formiga. Hoje, mantém a atividade de produtor rural.

“Na Cidade das Areias Brancas está a minha história. Com certeza, eu nunca irei embora!”