Natal nas Bibliotecas Públicas
Coluna da Biblioteca Pública Municipal de Formiga

O Natal, além de ser uma celebração religiosa e cultural, é ainda ricamente explorado na literatura. Escritores de diferentes épocas e lugares se inspiraram nesta comemoração para refletir sobre valores como: esperança, solidariedade e renovação.
Com sua aura de luz, fé e fraternidade, é mais do que uma festividade; essa data transcende as fronteiras do tempo e do espaço, servindo para enaltecer virtudes.
Também é apresentado como um momento de superação de diferenças e fortalecimento de laços familiares, de amizade, união entre colegas de trabalho e comunidade.
A comemoração da época evoca um olhar introspectivo e gera ações de gratidão, união, harmonia, levando a mudanças e a busca por um mundo melhor.
Os símbolos natalinos: o Papai Noel, o presépio, as renas mágicas, os enfeites luminosos, a árvore de natal contagia a todos e sua preparação empolga, diverte e encanta desde as criancinhas aos mais idosos.
Sendo assim, a Equipe das Bibliotecas Públicas seleciona do seu vasto acervo obras literárias que expõem o tema e oferece aos leitores uma programação especial: a chegada da mamãe Noel, conto natalino, tatuagem, oficinas, brincadeiras que remetem a preparação para a chegada do menino Jesus.
Na Biblioteca Osório Garcia, o grupo de servidores, celebra esta data com uma belíssima exposição temática, distribuição de brindes e oficinas de artes: recorte, colagem, colorir, pintura e confecção de marcadores de leitura enfatizando a figura do bom velhinho.
Com este sentimento de solidariedade e socialização, a equipe espera sua visita à rua Alfa, 59, Bairro Ouro Negro, durante o expediente de 8h:30 às 17h:30, oportunidade para participar das atividades propostas e trocar presencialmente as felicitações de um Natal pleno de alegria, paz, renovação de atitudes e um abençoado 2025!