Novo desembargador toma posse no TJMG

Novo desembargador toma posse no TJMG
O presidente José Arthur Filho deu posse ao novo desembargador, Luiz Gonzaga Silveira Soares (Crédito: Juarez Rodrigues /




Not---posse-do-juiz-Luiz-Gonzaga-Silveira-Soares-como-desembargador8.jpg
O presidente José Arthur Filho deu posse ao novo desembargador, Luiz Gonzaga Silveira Soares (Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, deu posse, nesta segunda-feira (16/10), ao juiz Luiz Gonzaga Silveira Soares, que passa a compor a 20ª Câmara Cível. O magistrado, que foi promovido pelo critério de antiguidade, até então era titular da 10ª Vara Cível de Belo Horizonte. O evento contou com a presença de familiares e amigos do empossando.

Em sua saudação ao novo integrante do Poder Judiciário, o presidente citou reflexão do ministro do Superior Tribunal de Justiça e que atuou também como desembargador do TJMG, Sálvio de Figueiredo Teixeira, para o qual o exercício da função judicante requer "condições físicas, mentais, humanas, vocacionais, profissionais, morais e sociais".

Segundo o desembargador José Arthur Filho, em quase três décadas de atuação, o juiz Luiz Gonzaga Silveira Soares acumula vasta experiência profissional e reúne as qualidades mencionadas como necessárias pelo ministro do STJ: honestidade, independência, humanidade, compreensão, firmeza, coragem, serenidade, dinamismo, cultura, inteligência e, coroando o conjunto, justiça.

"Desde que abraçou o ofício, vem trilhando um percurso marcado pela operosidade, pela competência, pela integridade, pela independência e pela total dedicação. Equilibra, assim, os predicados enumerados por Sálvio de Figueiredo Teixeira como imprescindíveis para o bom exercício da magistratura. Como um coroamento natural de sua exitosa carreira, Luiz Gonzaga Silveira Soares ascende agora à 2ª Instância, onde terá a oportunidade de atuar em sessões colegiadas", disse.

De acordo com o presidente, o magistrado oferecerá à sociedade mineira "decisões justas e impecáveis, agregando ainda mais valor à Corte" e fazendo reverberar na instituição e fora dela o seu conhecimento. "Ao desembargador Luiz Gonzaga Silveira Soares, as minhas efusivas congratulações pela conquista. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais o acolhe. Seja muito bem-vindo", concluiu.

Trajetória

Not---posse-do-juiz-Luiz-Gonzaga-Silveira-Soares-como-desembargador.jpg
Luiz Gonzaga Silveira Soares soma 30 anos de dedicação à magistratura mineira (Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG)

Formado em Direito em 1988, pela Universidade de Itaúna, Luiz Gonzaga Silveira Soares, natural de Alto Garças, no Mato Grosso, iniciou a carreira na magistratura em 1994, tendo passado pelas Comarcas de Nanuque, Carlos Chagas, Itabira, Ribeirão das Neves, Araguari, Aimorés e Teófilo Otoni, até chegar a Belo Horizonte, em 2002. Desde 2007, respondia pela 10ª Vara Cível da Comarca.

O novo desembargador da Corte estadual mineira frisou que, a despeito do grande volume de serviço, sempre manteve as varas judiciais que liderou em ordem, com o acervo organizado e devidamente julgado. "Eu trouxe a cultura, desde o período no interior, de assumir a comarca ou a unidade e me empenhar para deixá-la em dia. Fizemos um projeto na 10ª Vara Cível da capital e tenho a satisfação de ter alcançado esse mesmo objetivo", disse.

Segundo o desembargador, que se emocionou durante a solenidade, a chegada ao TJMG representa o ápice de sua trajetória e uma resposta a seus esforços. "É um desafio, mas estamos prontos para nos devotar ao trabalho que deve ser feito e entregar um resultado a contento. O sentimento é de muita satisfação. É um coroamento de minha carreira, e agradeço a Deus por ter me dado vida e saúde para desfrutar desse momento. Espero ser contemplado com outras alegrias até o final do meu percurso no Judiciário", afirmou.

Presenças

O desembargador Luiz Gonzaga Silveira Soares estava acompanhado pela esposa, Norma de Castro Jotha Soares; pelo filho, o defensor público Lincoln Jotha Soares; pela nora, Moema Ferreira Soares; pela filha, a médica Louise Jotha Soares; pelo genro, também médico, Ennel Mendonça Gutzeit; e pelo neto, Eliel Soares Gutzeit.

Not---posse-do-juiz-Luiz-Gonzaga-Silveira-Soares-como-desembargador1.jpg
O presidente enalteceu as diversas qualidades do colega magistrado (Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG)

Também participaram da solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o superintendente administrativo adjunto de governança, desembargador Marcos Lincoln; o ouvidor, desembargador Cássio Salomé; desembargadores e juízes, o secretário do Órgão Especial, Thiago Tinano Duarte, o chefe de gabinete da Presidência, Adriano da Silva Ribeiro; e o secretário de Governança e Gestão Estratégica (Segove), Guilherme Augusto Mendes do Valle.

Not---posse-do-juiz-Luiz-Gonzaga-Silveira-Soares-como-desembargador4.jpg
O empossando recebeu a botoneira das mãos da esposa, Norma de Castro Jotha Soares (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow





Nosso site usa cookies. Para continuar navegando em nosso site, você estará aceitando nossos termos de uso e cookies Leia mais aqui...