Oficina de teatro realiza mais uma apresentação em Formiga

Peça ‘O Espelho’, escrita pelo produtor teatral Gilberto Basílio, foi encenada pela aluna Manuela Garcia, na Escola Municipal Lídia Braga

Oficina de teatro realiza mais uma apresentação em Formiga
Gilberto Basílio e a aluna Manuela Garcia durante a apresentação teatral




A oficina de teatro, que está sendo realizada gratuitamente desde o início de fevereiro na Emart (Escola Municipal de Artes), promoveu mais uma apresentação em Formiga. Desta vez, foi a Escola Municipal Lídia Braga que recebeu a peça “O Espelho”, escrita pelo produtor teatral Gilberto Basílio. Ela foi encenada na sexta-feira, dia 25, pela aluna Manuela Garcia.
No dia 16 de abril, a outra aluna da oficina de teatro, Manuela Leão Pinheiro, apresentou a mesma peça na Escola Municipal Paulo Barbosa. Segundo Gilberto Basílio, mais uma vez, a apresentação foi um sucesso. “A Manuela Garcia deu um show. Depois da apresentação, tivemos um momento de interação com os alunos e professoras da escola, com uma mini oficina de terapia do riso em arte cênica. Foi só gargalhada. Todos se divertiram muito”, contou.
A oficina de teatro realizada por Gilberto Basílio foi aprovada no projeto do Governo Federal pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB LEI Nº 14.399/2022). Essa lei promove a parceria da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com a sociedade civil no setor da cultura, bem como no respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura no Brasil.
A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e será encerrada com peças de teatro abertas ao público e entrega de certificados em maio.
Segundo o produtor teatral, a proposta da oficina é levar os elementos do jogo cênico para todas as pessoas e tornar acessível os recursos do teatro, a fim de desenvolver habilidades socioemocionais, artísticas e estéticas. “O principal objetivo dessa oficina é despertar o potencial artístico dos participantes, além de promover a socialização, a criatividade e capacidade de expressão corporal deles”, informa.