Oficina de teatro realiza mais uma apresentação em Formiga
Peça ‘O Espelho’, escrita pelo produtor teatral Gilberto Basílio, foi encenada pela aluna Manuela Garcia, na Escola Municipal Lídia Braga

A oficina de teatro, que está sendo realizada gratuitamente desde o início de fevereiro na Emart (Escola Municipal de Artes), promoveu mais uma apresentação em Formiga. Desta vez, foi a Escola Municipal Lídia Braga que recebeu a peça “O Espelho”, escrita pelo produtor teatral Gilberto Basílio. Ela foi encenada na sexta-feira, dia 25, pela aluna Manuela Garcia.
No dia 16 de abril, a outra aluna da oficina de teatro, Manuela Leão Pinheiro, apresentou a mesma peça na Escola Municipal Paulo Barbosa. Segundo Gilberto Basílio, mais uma vez, a apresentação foi um sucesso. “A Manuela Garcia deu um show. Depois da apresentação, tivemos um momento de interação com os alunos e professoras da escola, com uma mini oficina de terapia do riso em arte cênica. Foi só gargalhada. Todos se divertiram muito”, contou.
A oficina de teatro realizada por Gilberto Basílio foi aprovada no projeto do Governo Federal pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB LEI Nº 14.399/2022). Essa lei promove a parceria da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com a sociedade civil no setor da cultura, bem como no respeito à diversidade, à democratização e à universalização do acesso à cultura no Brasil.
A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e será encerrada com peças de teatro abertas ao público e entrega de certificados em maio.
Segundo o produtor teatral, a proposta da oficina é levar os elementos do jogo cênico para todas as pessoas e tornar acessível os recursos do teatro, a fim de desenvolver habilidades socioemocionais, artísticas e estéticas. “O principal objetivo dessa oficina é despertar o potencial artístico dos participantes, além de promover a socialização, a criatividade e capacidade de expressão corporal deles”, informa.