Oficinas de Poesia movimentam o Centro de Artes e Esportes Unificados

Ação foi aprovada em editais municipais para receberem recursos da Lei Federal Aldir Blanc

Oficinas de Poesia movimentam o Centro de Artes e Esportes Unificados
A escritora e bibliotecária Nirlei Maria Oliveira (ao centro) com participantes das oficinas




O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro Novo Horizonte, recebeu de terça a quinta-feira desta semana, três Oficinas de Poesia, com duração de duas horas cada, para participantes a partir de 14 anos de idade. 

A iniciativa é da escritora e bibliotecária Nirlei Maria Oliveira. Segundo ela, essa ação foi aprovada em editais municipais para receberem recursos da Lei Federal Aldir Blanc de fomento à cultura (PNAB), e teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Formiga.

As oficinas trabalharam com dois públicos distintos: Turma 1 para iniciantes na escrita de poemas e voltado exclusivamente para frequentadores do CEU, e Turma 2, direcionada aos poetas interessados em ampliarem suas possibilidades da escrita de poemas.

“Durante os três dias de oficinas, houve intensa participação das turmas com belíssimas produções de poemas ou escrita de si que serão compiladas e publicadas em formato de livro. O livro será distribuído gratuitamente para os participantes do projeto, escolas e bibliotecas da cidade”, adiantou Nirlei.

A proposta teve os seguintes objetivos: ler e analisar textos literários e poemas; analisar os fundamentos da escrita de poemas; estimular a leitura de poemas, a escrita e a criatividade, a organização do texto, a leitura e a reescrita; proporcionar discussão sobre a escrita e a apropriação; propor exercícios de escrita criativa e estimular esta prática; publicar um livro com as produções dos participantes.

QUEM É NIRLEI

Escritora e bibliotecária, Nirlei Maria Oliveira tem mestrado em Ciência da Informação. Integra a Academia Formiguense de Letras. Atua com ações e projetos de estímulo à leitura. Autora do livro de poemas Palavr(Ar) (2021) e do livro de contos Silêncios e Estilhaços de memórias dispersas (2024). Organizadora das coletâneas: Quarentena Poética (2020) e Cotidiano, Poesia, Resistência (2021). Autora das plaquetes: Beco do Suspiro (2024), Inventário inacabado das palavras guardadas (2024). Idealizadora do podcast Quarentena Poética (2020) com 57 episódios na plataforma Spotify. Tem poemas publicados em revistas literárias, antologias, fanzines e podcast. Faz parte do Clube Literário Marconi Montoli e do Coletivo Poesia de Rua.

Foram três oficinas, com duração de duas horas cada