Operação Cavalo de Aço: Em uma noite, PM registra 23 autos de infração de trânsito em Formiga
Na ocasião, também foram apreendidas 4 motos e 2 buchas e um cigarro de maconha

Dando continuidade à Operação Cavalo de Aço, iniciada no dia 4 deste mês, a 63ª Companhia de Polícia Militar de Formiga realizou apenas na noite dessa terça-feira, dia 20, 23 AITs - Autos de Infração de Trânsito - na cidade. A ação dos militares ocorreu em várias localidades e resultou também na apreensão de quatro motos e duas buchas e um cigarro de maconha, além de 5 REDS – Registro de Evento de Defesa Social, que é a nova nomenclatura para o antigo Boletim de Ocorrência.
Conforme divulgou a Companhia da PM, durante a operação, foram constatados 10 condutores de moto inabilitados. “O objetivo dessa ação é coibir os infratores que, utilizando de motocicletas, vêm provocando insegurança no trânsito e perturbando o sossego dos moradores, principalmente com uma prática ilegal de alterar o sistema de escapamento das motocicletas, produzindo um barulho ensurdecedor”, informou.
De acordo com a PM, no primeiro momento, o foco das abordagens dessa terça-feira foram as motocicletas e, posteriormente, veículos com som em alto volume que trafegam pela cidade e também são alvos de reclamações da comunidade.
“A PM realizará ações voltadas a coibir as infrações de trânsito, em locais e horários diferentes, minimizando seus efeitos junto à população de bem e valorizando os profissionais que usam a motocicleta de forma legal, atividade profissional e fonte de renda”, destacou a polícia.
Reunião
No último dia 12, o 63º Batalhão da PM promoveu, na sede da Acif/CDL, uma reunião para tratar de segurança pública. O encontro foi direcionado a todas as pessoas que utilizam a moto como veículo de trabalho e aos proprietários de estabelecimentos que possuem funcionários que exercem atividades de entregas. Na oportunidade, os militares apresentaram o projeto Rede de Bancos Protegidos, que deverá ser implantado na cidade.
Cavalo de Aço
Na tarde do dia 4 de agosto, domingo, as polícias Civil e Militar iniciaram no município a grande operação ‘Cavalo de Aço’ e, no mesmo dia, conduziram 50 pessoas para o quartel de polícia. Desse total, 35 condutores de motos foram presos. As outras 15 pessoas foram liberadas por serem menores de idade e acompanhantes dos motociclistas. Além disso, 39 motocicletas e um carro foram apreendidos durante a ação das polícias.
“Muitas dessas motos estavam adulteradas e com condutores inabilitados. São jovens de até 25 anos que usam as motos para praticarem manobras arriscadas, colocando em risco suas vidas e de outras pessoas. Eles agiam em grupos, combinavam pelas redes sociais os ‘rolezinhos’ em praças, igrejas e eventos”, contou um dos delegados durante coletiva de imprensa realizada no dia seguinte, 5.
A Polícia Militar e a Polícia Civil, atendendo um pedido de toda a comunidade, buscam com essa operação preservar a integridade dos condutores para que eles não morram durante suas imprudências, bem como promover uma cidade mais tranquila no trânsito e harmoniosa com menos perturbação provocada pelo barulho gerado pelas motos adulteradas.