Opinião: Aos defensores do Mar de Minas
Thadeu Alencar (de Formiga)

Chegamos a um patamar histórico na luta pelos Lagos de Furnas e Peixoto. Desde que começamos a nos mobilizar enquanto sociedade civil, contando com o apoio de boa parte da classe política mineira, avançamos a um ponto nunca alcançado antes na defesa das cotas mínimas, multiuso das águas, meio ambiente e desenvolvimento econômico na região do Mar de Minas.
Precisamos enxergar que estamos em uma longa reta final de nossa luta para termos o mínimo de direitos reconhecidos, o mínimo de respeito e assim podermos, de forma sustentável e equilibrada, desenvolver ao máximo o potencial de mudança que os Lagos de Furnas tem para a nossa região. Ainda temos os últimos desafios à nossa frente para alcançarmos esse patamar, que vão desde a ADIN contra o tombamento, passando pelo saneamento básico, ação da ALAGO contra a ANA na Justiça Federal para mudança das outorgas e indo até a aprovação da Lei Mar de Minas no Congresso Nacional.
É preciso que nesse momento as diferenças sejam deixadas de lado, sem perdermos nossos valores e princípios, e que todos compreendam que essa luta não é de uma vertente política ou de outra, é uma luta DE MINAS GERAIS, DO POVO MINEIRO E POR TODO O POVO BRASILEIRO. Eu mesmo, cheguei a me desconectar de movimentos que ajudei a fundar por ver os mesmos se desvirtuarem e passarem a proteger os políticos que nada faziam, mas eram da estima daqueles que comandavam o movimento.
Porém é chegado o momento. É a hora de Minas Gerais se unir totalmente e deixarmos as diferenças de lado. É a hora de defendermos nossa bandeira e nossos direitos como população do Mar de Minas. É hora de deixarmos as ideologias políticas de lado e pensarmos em todos aqueles que dependem dos Lagos de Furnas e Peixoto. É tempo de todos os políticos de Minas Gerais, se realmente representarem nosso povo, darem as mãos e abraçarem essa luta e nossos Lagos.
Não iremos retroceder! Por Minas, pelo Brasil, pelos Lagos de Furnas e Peixoto!