Oscar Cândido de Moraes Filho

Oscar Cândido de Moraes Filho




Quando uma cidade recebe de presente da vida um novo filho inteligente, ela bate palmas. Quando essa cidade ganha, vindo de longe, um filho inteligente e gentil, ela comemora. Mas quando esse novo filho é inteligente, gentil e íntegro, ela faz a festa. Isso foi o que aconteceu em Formiga em 1965, quando se mudou para a cidade Oscar Cândido de Moraes Filho.

Natural de Eugenópolis, na Zona da Mata mineira, ele nasceu em 21 de março de 1942. “Vim para as Areias Brancas em meados dos anos 1960, poucos antes do sucesso do Formigão-68. Fui designado pela empresa com a qual trabalhava, a Shering do Brasil, para atender o Centro-Oeste e Alto Paranaíba. Firmei residência nesta terra e trabalhei por mais de 40 anos”.

Casado com Maria José de Moraes, Oscar é pai da Inês, do Orney e da Júnia. Os netos, suas grandes paixões, são o Rafael e Natália. “Não há como não se apaixonar por Formiga. Aqui, fui muito bem recebido, foi uma receptividade enorme, tanto pela classe médica, onde estava a grande maioria de minha clientela, proprietários de farmácias e os moradores da cidade. Com muito orgulho, todos os meus filhos são formiguenses… Aprendi a amar esta cidade pelo seu jeito calmo e acolhedor. Quem conhece Formiga, vem morar na cidade e fica amigo dos cidadãos, nunca vai embora”, conta Oscar Cândido, que hoje [2024], de tão formiguense, é o presidente do Formiga Esporte Clube.