Osmar Lourenço Vaz
(Osmar da Prumo)

Ele veio de Iguatama para elevar a autoestima do formiguense à altura do Edifício Neném Belo, fez a cidade e seu entorno se expandir com mais de 900 projetos e colocou Formiga nos trilhos do progresso, literalmente. Ele é o Osmar Lourenço Vaz, o Osmar da Prumo.
Nascido em 6 de novembro de 1952, Osmar é filho de Renato Vaz da Silva e de Maria Terezinha Rodrigues Vaz. Casado com Edilze, é pai da Carolina, Fernando e Raquel, e avô e apaixonado pela Sofia, pelo Pedro, pela Helena, pela Olívia, pela Laura e pela Paola.
“Vim da fazenda para Formiga aos meus 7 anos para estudar, estudei até os meus 18 anos na Escola Normal e no Colégio Antônio Vieira.
Fiz um ano de matemática na Fuom e, em 1971, prestei vestibular para engenharia civil na UFMG. Minha formatura foi em junho de 1976.”
Sempre com os olhos voltados para o futuro, para o progresso e desenvolvimento de Formiga, Osmar não parou. Foi o primeiro engenheiro civil a abrir escritório na cidade e seus projetos de vanguarda e bom gosto logo ganharam as rodas mais exigentes. “Voltei para cuidar da família e para colocar meus sonhos em prática. Nossa empresa, a Prumo Engenharia, foi a responsável por mais de 900 projetos em Formiga e região. Somos orgulhosos de termos sido os grandes responsáveis pelo primeiro grande empreendimento da cidade, o Edifício Neném Belo. Em 1981, comecei a trabalhar em ferrovia e estamos até hoje prestando serviços em todo o Brasil.”
Como forma de retribuir a forma acolhedora e carinhosa com que Formiga o abraçou, Osmar deu sua importante contribuição na política elegendo-se o vice-prefeito no segundo mandato de Juarez Carvalho (2001 a 2004).
“Em Formiga, pude educar e oferecer a meus filhos a melhor qualidade de vida. A cidade possui bons estabelecimentos de ensino e clínicas médicas com as especialidades mais variadas. Me sinto um verdadeiro filho desta terra”.
Hoje, a Prumo Engenharia leva o nome de Formiga para todos os cantos do país. Tem mais de 4.500 funcionários e sustenta o reconhecimento nacional de excelência.
“E a sede da Prumo continua em Formiga, é claro!”.