Paçoca de carne seca
Cidinha Barbosa (de Formiga/MG)

Para incluir nos cardápios juninos, trouxe um prato típico do Brasil, de origem indígena.
1 quilo de carne seca, cortada em pedaços pequenos, ½ xícara (chá/200 ml) de manteiga, ½ xícara (chá) de óleo, 3 cebolas picadas, 3 dentes de alho, 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca, pimentas a gosto.
Limpar a carne na véspera, retirar a pele e a gordura em excessos, deixar de molho, coberta com água, trocando a água 3 vezes, sempre na geladeira.
No dia seguinte, escorrer e cozer em panela de pressão coberta de água por 30 minutos (+ -). Escorrer, aquecer a manteiga e o óleo, dourar o alho e a cebola, acrescentar a carne e deixar fritar até ficarem dourados e quase secos. Misturar 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca e mexer um pouco. Bater no processador ou no pulsar do liquidificador, de pouco em pouco, ou socar no pilão até virar uma paçoca, não é farofa. Temperar a gosto. Servir com banana frita.
Esta e outras receitas você encontra no livro “Receitas Nossas”, de minha autoria. Ele é uma ótima sugestão para seu uso ou para presentear pessoas queridas, pois contém receitas práticas e adaptadas à nossa realidade. Maiores informações pelos telefones (37) 98845.1503 ou 98801.1182.