Pains: Banda de Música Santa Cecília recebe 50 flautas da Prefeitura

Pains: Banda de Música Santa Cecília recebe 50 flautas da Prefeitura
Maestro Ênio com as flautas doadas pelo Executivo painense e um instrumento musical da Funarte




Na tarde de segunda-feira, 22 de maio, a Prefeitura Municipal de Pains, através da Secretaria Municipal de Cultura, entregou à Banda de Música Santa Cecília 50 unidades de flautas para compor o acervo de instrumentos musicais da banda, objetivando promover o incentivo ao projeto que será desenvolvido por seu maestro Ênio de Melo Alves, Ênio Caxico.
O projeto pretende formar novos músicos que futuramente integrem a Banda de Música. O maestro destaca: “Ações como essas ajudam os beneficiários a resgatarem a sua identidade pessoal e fortalecer os seus laços com a comunidade.”
Destacou também que os interessados em integrar a Banda de Música e participar dos projetos que serão desenvolvidos podem procurar a coordenação da banda na Rua Doresópolis, 379, Bairro Vila Crispim (anexo ao Samu), e que os ensaios acontecem às segundas-feiras, às 19h30.
A secretária de Cultura Márcia Rabelo destacou que “a música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, desenvolve o raciocínio, a concentração, além de promover bem-estar, e que a Administração Municipal orgulha-se e valoriza a importância cultural da Banda Santa Cecília para a cultura”.
Oportunamente, também foi entregue à banda um instrumento musical obtido através de premiação promovida pela Funarte (Fundação Nacional de Artes).

UMA ENTIDADE DE HISTÓRIA

A Prefeitura de Pains, consciente do valor da cultura e memória de seu povo, busca, através de ações de proteção e preservação, resguardar seu patrimônio, e um deles é a Banda de Música Santa Cecília.
Fundada em 1920, ela representa uma das maiores instituições culturais do município. O maestro Ênio de Melo Alves destaca a importância do incentivo aos jovens para continuidade desta manifestação cultural, e o quanto as habilidades aprendidas com sons são importantes no desenvolvimento humano, além de promover a expansão do vocabulário, habilidades de comunicação, formação cultural e memorização.