Pains: Saúde promove encontro com grupo de diabetes

A Secretaria de Saúde de Pains realizou recentemente o primeiro Encontro de Diabetes no Posto Municipal de Saúde. O grupo foi criado para promover discussões acerca da doença. Este primeiro encontro contou com a presença de muitos pacientes interessados em aprender um pouco mais sobre o diabetes.
“Parabenizo todos os envolvidos, a equipe de saúde por ter proporcionado esse encontro e todos os pacientes por terem comparecido, demonstrando comprometimento com a saúde,” destaca a médica Suzanne.
O encontro foi muito participativo e foi discutido sobre ''O que é a diabetes e quais as suas complicações''. No início, foi perguntado o que cada um achava sobre o assunto, houve respostas como ''é açúcar no sangue'' e ''é carboidrato no sangue'', já quanto às complicações, muitos responderam que a diabetes agride o pâncreas, os rins, prejudica a visão e pode levar a amputação de membros.
Durante a palestra, foi explicado sobre o que é o pé diabético, retinopatia, nefropatia e neuropatia diabética, além de explicar como a diabetes aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Também foi discutido sobre como o paciente se sente em relação à doença e foi pedido que desenhasse em uma folha de papel.
As respostas foram variadas, como: ''me sinto feliz em relação ao diabetes'', ''me sinto triste'', ''não tenho nenhuma complicação, faço o controle adequado e me sinto feliz em relação ao diabetes'', ''diabetes não tem cura'', ''não pode comer açúcar - carinha triste''.
Durante o encontro foi destacado que a diabetes é uma doença silenciosa, que costuma ser assintomática, antes de gerar as complicações que aparecem após anos de doença e que têm relação direta com o mau controle dela. Por isso, a importância de realizar acompanhamento adequado com o médico. Foi esclarecido, também, sobre os exames de rastreamento no paciente diabético e sobre a necessidade de exames como fundo de olho, microalbuminuria, hemoglobina glicada e exame do pé diabético.