Panela de óleo quase provoca incêndio no Rosário

Moradores acionaram os Bombeiros, mas conseguiram controlar as chamas antes da chegada da equipe

Panela de óleo quase provoca incêndio no Rosário
Corpo de Bombeiros orienta que, nesses casos, deve-se evitar utilizar água, pois ela pode fazer o incêndio se alastrar - Foto: Governo do Estado do Ceará




A 4ª Companhia de Bombeiros Militar foi acionada na tarde de sábado, dia 3, por volta das 16h45, após uma panela de óleo superaquecer e quase provocar um incêndio em residência na Rua Jose Antônio Barbosa, no Bairro Rosário, em Formiga.

Em nota, os bombeiros contam que foram informados de que a casa estava em chamas e repleta de fumaça. No entanto, ao chegar ao local, a equipe constatou que não havia mais chamas nem fumaça, não necessitando de uma ação direta dos militares.

O morador disse aos bombeiros que realizava uma fritura, quando a panela superaqueceu e fez as chamas passarem para cima dela, se espalhando com o óleo.

O Corpo de Bombeiros orienta que, nesses casos, deve-se evitar utilizar água, pois ela pode fazer o incêndio se alastrar, devido ao aumento de volume do líquido inflamável. “A forma correta de agir nestas situações é: desligue a chama do fogão; tampe a panela com uma tampa; caso não tenha uma tampa, molhe um pano de prato, torça o mesmo para eliminar o excesso de água e estenda o pano sobre a boca da panela, cobrindo toda a sua área de contato com o ar. Feito isso, o fogo extingue-se sozinho. Jamais jogue água na panela, pois o óleo em chamas reage violentamente com a água, criando uma imensa bola de fogo que pode atingir quem jogou água, causando graves queimaduras além do risco de alastrar o incêndio para móveis, cortinas ou outros materiais próximos”.