Para reduzir ocorrências de incêndios, Corpo de Bombeiros vistoria lotes vagos
Dados coletados são encaminhados à Prefeitura, que tem a responsabilidade legal de fiscalizar e aplicar multas

Com os constantes e inúmeros registros de incêndios em Formiga, a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros deu continuidade, nessa quarta-feira, 21 de agosto, à Operação Alerta Verde – Fase 2, realizando vistorias em quatro lotes situados no Bairro Alto dos Pinheiros. As inspeções ocorreram pela manhã e focaram em terrenos baldios com vegetação alta e histórico recorrente de queimadas.
Iniciada no dia 15 deste mês, a operação tem como objetivo de promover a cultura de prevenção a incêndios e reduzir a incidência de ocorrências em terrenos vagos durante períodos críticos. A operação também visa a destacar a importância da fiscalização para a prevenção de queimadas em vegetação.
Durante as vistorias, são avaliados aspectos críticos como a ausência de cercamento, que facilita a entrada de vândalos, e a presença de lixo e entulho, que pode servir como combustível para o início e a propagação dos incêndios.
“Os dados coletados nas vistorias são compilados e encaminhados à Prefeitura Municipal, que tem a responsabilidade legal de fiscalizar e, quando necessário, aplicar multas a proprietários que, por omissão ou negligência, contribuam para o surgimento de incêndios em vegetação”, informou a companhia em nota.
Pesquisas mostram que medidas de prevenção a incêndios são aproximadamente sete vezes mais econômicas do que ações corretivas. No caso de incêndios em lotes vagos, que são facilmente evitáveis, o acionamento das equipes de Bombeiros pode comprometer sua disponibilidade para lidar com situações mais complexas e que envolvem risco à vida.
Além dos danos à fauna e flora e do agravamento de doenças em pessoas, provocar incêndios em terrenos baldios é considerado crime, sujeito a multas e até penas de prisão para os responsáveis.
“O Corpo de Bombeiros Militar de Formiga reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade e a proteção ambiental e convida a população a colaborar na prevenção de incêndios, mantendo seus terrenos limpos e bem cuidados”.