Parceria entre Prefeitura e HCor aumentará qualidade no atendimento às urgências cardiovasculares
UPA de Formiga foi selecionada para participar de projeto que disponibilizará equipamentos de eletrocardiograma digital, formação online da equipe, dentre outros benefícios

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, estabeleceu uma importante parceria com o Hospital do Coração (HCor) de São Paulo. A Unidade de Pronto Atendimento de Formiga foi selecionada para participar do projeto “Boas Práticas em Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares”, um programa de destaque na área de saúde.
O principal objetivo deste do programa é elevar a qualidade do atendimento às urgências cardiovasculares, por meio de duas abordagens fundamentais: a realização de teleconsultas cardiológicas e a capacitação da equipe no manejo das principais situações de emergência cardíaca.
A participação da UPA de Formiga no programa envolve a disponibilização de equipamentos de eletrocardiograma (ECG) digital, bem como a formação online da equipe para garantir o uso adequado dos dispositivos. Além disso, médicos do Hospital do Coração estarão à disposição 24 horas por dia para que sejam emitidos laudos dos exames eletrocardiograma em, no máximo, dez minutos. Isso significa que os pacientes terão acesso a avaliações cardiológicas rápidas e precisas.
Para aprimorar ainda mais a assistência aos pacientes, caso os médicos plantonistas na UPA ou o médico da Central de Atendimento tenham qualquer dúvida sobre o diagnóstico ou necessitem de orientações específicas para um caso, será possível realizar videochamadas ou contatos telefônicos diretos com os especialistas do Hospital do Coração. Essa comunicação ágil e direta contribuirá para a melhoria no cuidado e no tratamento dos pacientes.
“A parceria entre a UPA de Formiga e o Hospital do Coração de São Paulo representa um avanço importante na qualidade dos serviços de saúde cardiológica no município, colocando Formiga na vanguarda do atendimento em urgências cardiovasculares”, destacou a Prefeitura em nota.