Parceria entre Prefeitura, Unifor e Emater fortalece produção de bioinsumos em Formiga
Produtores de hortifrúti da região são incentivados a buscar soluções sustentáveis que aliem produtividade e preservação ambiental.

Uma importante iniciativa está sendo desenvolvida em Formiga com o objetivo de promover a produção e o uso de bioinsumos entre os produtores de hortifrúti da região. A ação é fruto de uma parceria entre a Diretoria de Políticas Rurais da Prefeitura de Formiga, o curso de Engenharia Agronômica do Unifor-MG e a Emater-MG.
O projeto conta com o apoio do coordenador técnico regional de Pecuária da Emater-MG, Lamartine Wéliton Branquinho, e do extensionista Mozair José Pinto. O objetivo é buscar soluções sustentáveis que aliem produtividade e preservação ambiental. A ação integra o processo de curricularização da extensão, exigência do Ministério da Educação, que visa aproximar os estudantes da realidade do campo, levando informação, conhecimento e tecnologia aos produtores.
BIOINSUMOS: ALTERNATIVA ECOLÓGICA
Os bioinsumos são produtos compostos por microrganismos, macroorganismos ou substâncias naturais, utilizados na agricultura para promover o crescimento vegetal, manejar pragas, melhorar a nutrição animal e otimizar a solubilização de nutrientes. Trata-se de uma alternativa eficiente e ecologicamente correta aos insumos químicos convencionais.
A primeira ação prática do projeto foi uma visita técnica à Fazenda Palmares realizada na última sexta-feira, dia 4. Os produtores Gustavo Alves Moreira e Ana Maria Alves Moreira, da referida fazenda, localizada em Candeias, MG, receberam uma equipe multidisciplinar composta por: estudantes do 3º período de Engenharia Agronômica do Unifor; pelo professor Adriano Alves da Silva, coordenador do curso; prof. Wesley de Melo Rangel, especialista em microbiologia agrícola; e Anuar Teodoro Alves, diretor de Políticas Rurais de Formiga.
Durante a visita, os participantes puderam conhecer o funcionamento de uma biofábrica e o processo de multiplicação de fungos e bactérias benéficas, fundamentais para um manejo agrícola mais sustentável. Além disso, o grupo teve acesso a informações técnicas sobre o controle de qualidade e certificação dos bioinsumos produzidos no local e que contam com apoio especializado de consultores da área.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SETOR
Em sintonia com essa nova abordagem, Minas Gerais aprovou, em agosto de 2023, o Projeto de Lei 3.032/21, que institui a Política Estadual de Bioinsumos. A legislação visa: estimular a oferta de insumos agrícolas sustentáveis; incentivar a instalação de biofábricas; promover campanhas educativas; além de fomentar a pesquisa e a inovação no setor.
Segundo o diretor de Políticas Rurais, a parceria entre o poder público, instituições de ensino e órgãos de extensão rural demonstra um avanço significativo na promoção de uma agricultura mais sustentável e inovadora no município. “Estamos unindo esforços para oferecer aos nossos produtores alternativas viáveis e de baixo impacto ambiental, reforçando o compromisso da gestão com o desenvolvimento rural sustentável”, afirmou.