‘Passaporte Mineiro’ : Inscrições de alunos que pretendem estudar no exterior vão até dia 30
Iniciativa do Governo do Estado dá oportunidade aos estudantes do primeiro ano do ensino médio em tempo integral a cursarem o 2º ano fora do país

As inscrições para o programa “Passaporte Mineiro do Conhecimento”, que levará 150 alunos do 1º ano do ensino médio integral para cursar o 2º ano em escolas do exterior em 2026, se encerram na próxima quarta-feira, dia 30. A iniciativa, que é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), dá a oportunidade aos alunos da rede pública vivenciarem esse intercâmbio.
Conforme divulgou a Secretaria de Estado de Educação, o projeto oferece uma oportunidade única de vivência no exterior, com bolsas integrais que cobrem passagens, hospedagem, documentação, seguro saúde, taxas escolares e uma ajuda de custo para despesas pessoais.
“Convidamos todos os estudantes que atendem aos critérios a se inscreverem e aproveitarem esta chance única. Uma experiência de intercâmbio como essa pode mudar a vida de um jovem, proporcionando aprendizado e vivências que nunca serão esquecidas”, declarou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Os estudantes selecionados participarão de atividades interculturais e poderão ser alocados em países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas. As inscrições devem ser feitas por meio do seguinte endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1F AIp QL Sd pH93zWhBpB Ato6 bG0A zDNVjtSYuEpGfqPRO Rfa zI3ZUtiqQ/view form ? p li=1
Quem pode se inscrever
Podem se candidatar ao programa estudantes regularmente matriculados no 1º ano do EMTI em 2025 que tenham tido, no ano anterior, frequência escolar superior a 75% e média igual ou superior a 75% nos componentes básicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É necessário, ainda, ter entre 14 e 17 anos e seis meses na data do embarque, além de não ter sido reprovado em nenhuma etapa da trajetória escolar.