Paulo Afonso Teixeira (Paulinho Professor)

Influenciar pessoas, ser exemplo, fazer com que as pessoas se apaixonem pelas mesmas paixões pelas quais é apaixonado. Assim é Paulo Afonso Teixeira, o Paulinho Professor, que fez com que seus alunos se interessassem por matérias que, na maioria das vezes, levam o discente ao pânico.
Filho do Seu Olímpio Teixeira de Oliveira e de Dona Maria Nazaré de Oliveira, ele nasceu em 23 de setembro de 1950. Casou-se com Bianca de Souza Sanábio, com quem teve três filhos: Priscilla, Kramer e Tammara. É avô do Nathan, da Igrayne, do Lian, do Logan e da Ana Carolina.
“Após 26 anos de casamento, eu e Bianca nos divorciamos. Algum tempo depois, eu me uni a Rtiene Marcia, relacionamento que durou 14 anos.”
“Nos primeiros sete anos de vida, minha preocupação era brincar com meus irmãos. Ainda pequeno, trabalhei em uma olaria até que meu pai optou por um estabelecimento comercial, um armazém na Rua 13 de Maio, bem em frente à Sede da Banda, ali, foi a minha feliz e produtiva adolescência.”
Paulinho iniciou sua vida acadêmica como aluno do Grupo Escolar Professor Rodolfo Almeida, o ginasial e o científico foram na Escola Normal, hoje Jalcira Santos Valladão. “Passei no vestibular na UFMG para o curso de Psicologia, ainda no quarto período, passei em licenciatura em Ciências. Formado, iniciei carreira no magistério em Itaúna, inaugurando o Polivalente daquela cidade. Na sequência, cursei Biologia na Fafi-Fuom, hoje Unifor, e licenciatura em Química na Universidade de Viçosa. A pós-graduação em Química foi na Universidade Federal de Juiz de Fora.”
Professor cativante, talentoso e competente, Paulo Afonso Teixeira fez de sua trajetória uma estrada de colecionar amigos. Um tesouro que guarda e valoriza. “Minha vida enquanto docente, eu sei, é muito rica. Lecionei no nosso Polivalente, na Escola Abílio Machado, no Aplicação, na Escola Normal e na Fafi-Fuom em várias disciplinas nos cursos de Biologia, Física e Química. Aposentei-me mas, para minha alegria, meus alunos tornaram-se grandes e queridos companheiros”.
Paulinho nunca parou, importante e inteligente influenciador político, foi presidente do Centro Comunitário das Areias Brancas por três mandatos e dirigente estadual do Sind-Ute-MG. “Acredito que devemos estar sempre atentos e dispostos a trabalhar pela mudança da sociedade. Temos sempre de estar com os que mais necessitam trabalhando para a existência de um mundo e uma vida melhor”.