PCMG encerra o Junho Violeta com doações e homenagens aos idosos

PCMG encerra o Junho Violeta com doações e homenagens aos idosos




Divulgação/PCMG

Chamar a atenção da sociedade para violações de direitos e violências contra pessoas idosas foi o lema do Junho Violeta em ações promovidas ao longo do mês pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Em Belo Horizonte, a operação Aconchego marcou a atuação da PCMG com ações repressivas, além de homenagens e campanha de doações em prol de idosos em situação de risco e vulnerabilidade social. O material arrecadado foi entregue a Instituições de Longa Permanência (ILPs) na capital e região metropolitana, beneficiando cerca de 85 internos.

As ações da Delegacia Especializada de Atendimento à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, que integra o Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), foram além da campanha de doações. No mês de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o prédio da unidade ficou iluminado na cor violeta e um material gráfico para divulgar os canais de comunicação com a Rede de Garantia de Direitos da pessoa idosa na capital. O impresso será anexado no Reds e nas intimações oriundas das investigações de crimes praticados contra idosos no âmbito da violência doméstica e familiar, em uma iniciativa permanente a partir deste mês.

Com a arrecadação de alimentos, itens de higiene e limpeza, agasalhos e cobertores, os servidores da PCMG entregaram as doações levando também alegria, cuidado e música aos idosos nas ILPs vinculadas à Sociedade São Vicente de Paulo. Tanto na Casa do Ancião Chichico Azevedo, no bairro Ipiranga, região Leste da capital, que abriga mais de 60 idosos, quanto no Lar São João Batista, em Ribeirão das Neves, com cerca de 23 internos. Os idosos cantaram e dançaram ao receber os itens arrecadados, dente material de higiene pessoal e alimentos específicos.

Fonte: Polícia Civil de MG