PCMG obtém 100% de acerto em exercício internacional da ONU

PCMG obtém 100% de acerto em exercício internacional da ONU




Divulgação/PCMG

Com 100% de acerto no International Collaborative Exercises (ICE), programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) mantém proficiência na análise de drogas brutas nas rodadas 2022-2 e 2023-1. Neste ano, participaram do exercício cerca de 300 laboratórios de química e toxicologia forense de diversos países no mundo.

A PCMG participa do ensaio desde 2015, sendo a análise realizada por peritos criminais lotados na Seção Técnica de Física e Química Legal (STFQL) do Instituto de Criminalística. Na rodada 2023-1, foram recebidas na STFQL quatro amostras de drogas brutas, tendo sido identificadas diferentes substâncias, tais como n-etilpentilona, metanfetamina, cocaína e cetamina.

A participação no exercício tem o intuito de verificar o desempenho de laboratórios de química e toxicologia forense de todo o mundo, permitindo realizar um diagnóstico sobre as metodologias utilizadas nas análises de rotina, bem como ações que busquem melhorar a proficiência e qualidade dos resultados analíticos.

Segundo Pablo Marinho, chefe da Divisão de Laboratórios do Instituto de Criminalística, os resultados alcançados nos exercícios demonstraram que o Laboratório de Química Forense da PCMG possui metodologias adequadas e peritos criminais capacitados para realizar a identificação de drogas de abuso com elevado grau de qualidade e robustez, permitindo uma maior efetividade no combate ao tráfico de entorpecentes pela Polícia Civil.

Fonte: Polícia Civil de MG