PCMG recupera equipamentos geotécnicos e prende suspeito de furto

Em decorrência de uma investigação de furto ocorrido em área de mineradora, na cidade de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandado de prisão contra um suspeito de envolvimento no crime, de 33 anos, e recuperou parte do material de geotecnia subtraído, incluindo um equipamento localizado fora do país.
A ação policial, deflagrada pela 3ª Delegacia de Polícia Civil em Nova Lima, ocorreu na segunda-feira (12/6). Em posse do alvo da medida cautelar, os policiais ainda encontraram um drone avaliado em R$ 80 mil. Ao tomar conhecimento de que o investigado estaria comercializando possível objeto do furto, a equipe se dirigiu até o endereço no bairro Vila da Serra, onde efetuou a prisão e apreendeu o bem.
Também como resultado do trabalho investigativo e de inteligência em andamento, que apura desdobramentos e ramificações do crime no exterior, a PCMG levantou que um outro aparelho furtado estava no Chile. Foi feito contato com o comprador, na última sexta-feira (9/6), e o equipamento está em processo de devolução e envio para restituição à empresa vítima.
Crime
O furto ocorreu em 19 de dezembro de 2022. As apurações indicam que uma área remota da mineradora, na qual havia dois contêineres, foi invadida após ter a cerca de segurança cortada e os cadeados das estruturas arrombadas. O valor dos equipamentos subtraídos é da ordem de R$ 2,5 milhões. As investigações prosseguem pela Polícia Civil de forma sigilosa a fim de resguardar as apurações em curso.
O suspeito preso nesta semana foi encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.
Fonte: Polícia Civil de MG