Pela 3ª vez, Formiga é classificada para o Mapa do Turismo Brasileiro

Fazer parte do mapa proporciona vários benefícios para o Município, entre eles, a destinação de recursos do Governo Federal para a realização de projetos e obras

Pela 3ª vez, Formiga é classificada para o Mapa do Turismo Brasileiro
A atualização do mapa ocorre, geralmente, a cada dois anos e, desde 2017, Formiga vem se mantendo nele




Cidade banhada pelo Lago de Furnas e com lagoas que atraem olhares dos apaixonados pela natureza, Formiga foi classificada, pela terceira vez, para compor o Mapa do Turismo Brasileiro, que é um instrumento do Governo Federal que reúne municípios com vocação turística ou impactados pelo setor de viagem.

Segundo a coordenadora de Turismo da Secretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico, Juliana Miranda dos Santos, a atualização do mapa ocorre, geralmente, a cada dois anos e, desde 2017, Formiga vem se mantendo nele. Neste ano, houve a atualização e, desta vez, foram apontados 2.477 municípios e 335 regiões turísticas que possuem “vocação ou são impactadas pelo setor de viagens no país”, de acordo com o Ministério do Turismo.

Na região de Formiga, os outros municípios classificados para o Mapa foram: Camacho, Candeias, Cana Verde, Aguanil, Japaraíba, Luz e São Sebastião do Oeste.

Conforme divulgou a Prefeitura, a nova atualização irá orientar a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos pelo Governo Federal para a elaboração e revisão de planos, estudos e planejamentos visando o fortalecimento da gestão descentralizada, obras de infraestrutura turística e oferta de cursos de qualificação profissional. “Desde 2022, a plataforma está disponível durante todo o ano para o cadastro de novos destinos. A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos na Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Os estados e o DF podem definir exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas”, informou a Administração Municipal.

De acordo com a Prefeitura, além desses critérios, o município precisa dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no Cadastur, Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso e preencher a aba referente a atividade turística dos municípios. Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão. O município de Formiga atende a todas as exigências.

A coordenadora Juliana Santos afirmou que, atualmente, o turismo tem um papel primordial no desenvolvimento econômico de uma cidade. “E Formiga dentro do setor e na região é privilegiada por ter o turismo religioso, gastronômico, de natureza, de negócios e o lago de Furnas, o nosso Mar de Minas. O turismo tem o poder de transformar localidades e de gerar oportunidades, tanto de emprego como de renda, qualidade de vida e satisfação para quem recebe e vem visitar. Quando Formiga permanece no Mapa do Turismo Brasileiro faz com que a cidade seja parte de um destino de interesse por todos que buscam opção de turismo dentro do nosso país. Além disso, traz orientação e definição de políticas públicas, como o programa de regionalização do turismo, através da IGR Grutas e Mar de Minas, e inclui destinação de recursos pelo Governo Federal e Estadual, visando o fortalecimento e crescimento do setor.”

Juliana ressaltou que o turismo é uma verdadeira indústria, vai muito além de lazer e diversão. “Em Formiga, o setor vem traçando estratégias para que se possa ter essa vertente e o resultado de mais uma vez estarmos inclusos no Mapa do Turismo, certificado pelo Ministério do Turismo, demonstra o comprometimento que a gestão municipal tem com o setor”, concluiu.