Pelotão do Corpo de Bombeiros já é Companhia Operacional

Mudança da nomenclatura da unidade ocorreu durante solenidade realizada nessa quinta-feira, 30 de novembro

Pelotão do Corpo de Bombeiros já é Companhia Operacional
A solenidade de elevação do 5o Pelotão do Corpo de Bombeiros a 4a Companhia Operacional Bombeiro Militar ocorreu na sede da corporação formiguense




Formiga celebra mais uma conquista para o seu desenvolvimento. É a elevação do 5o Pelotão de Corpo de Bombeiros à condição de 4ª Companhia Operacional Bombeiro Militar. Essa significativa mudança da nomenclatura da unidade ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 30 de novembro, durante solenidade na sede da corporação formiguense.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Erlon Dias Nascimento Botelho; o comandante do 1o Comando Operacional de Bombeiros, coronel Farley Rocha Soares; a comandante do 10o Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Amanda Cristina Miranda; o deputado federal Pedro Aihara/Patriota; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes/PL; o prefeito Eugênico Vilela/PL; os vereadores Marcelo Fernandes/União Brasil, Flávio Martins/DEM, Juarez Carvalho/PTB, Osânia Silva/PSD, Flávio Couto/SD, Luiz Carlos Tocão/PSB, Joice Alvarenga/PT, Luciano do Gás/Cidadania e Cabo Cunha/DEM, além de assessores parlamentares e jurídicos e secretários municipais. Durante o evento, houve a apresentação da banda de música da corporação.

 

O que muda

Uma companhia é uma subunidade maior que o pelotão e menor que a unidade militar definida como batalhão. Cada companhia é constituída, em média, por três pelotões. Por sua vez, um conjunto de companhias forma um batalhão, o qual é responsável direto pelas companhias a ele designadas.

De acordo com os bombeiros, com a mudança de pelotão para companhia, o Corpo de Bombeiros em Formiga passa a atender uma população superior a 435 mil pessoas, distribuídas em 21 municípios da região. Sua abrangência de serviços é maior. As corporações de Arcos e Oliveira passam agora a ser subordinadas à companhia de Formiga.

Além disso, a cidade e região ganhará com o aumento do efetivo, da estrutura, equipamentos e da qualidade dos serviços prestados pela instituição.

“Esse avanço estratégico representa um marco no crescimento do Corpo de Bombeiros em Formiga, consolidando-se como uma entidade operacional ainda mais fundamental para a segurança e bem-estar da comunidade. A elevação à Companhia Operacional Bombeiro Militar trará consigo não apenas um status institucional mais robusto, mas também se traduzirá em benefícios práticos para a população. A ampliação da estrutura e recursos permitirá um atendimento mais ágil, eficiente e com ainda mais qualidade, fortalecendo a capacidade de resposta a emergências e a prestação de serviços essenciais”, informou a companhia.

Segundo ela, essa conquista reflete o compromisso contínuo do Corpo de Bombeiros Militar em proporcionar uma proteção abrangente e eficaz à comunidade, atuando de maneira proativa na prevenção e resposta a situações de emergência. “O impacto positivo dessa mudança será sentido não apenas em Formiga, Arcos e Oliveira, mas em toda a região beneficiada por essa elevação do Pelotão à 4ª Companhia Operacional Militar.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros em Formiga conta com 32 efetivos e está sob o comando do tenente Alessandro Gonçalves Vieira.

Na unidade consta ainda uma frota de dois caminhões de combate a incêndios; uma unidade de resgate (ambulância), uma caminhonete; duas viaturas de prevenção e vistoria e duas para embarcações. Além de Formiga, a corporação atende Candeias, Campo Belo, Córrego Fundo, Pains, Arcos, Japaraíba, Lagoa da Prata, Iguatama e Bambuí.

Flávio Martins e Eugênio Vilela são homenageados pelo Corpo de Bombeiros

Durante a solenidade de elevação do 5º Pelotão de Corpo de Bombeiros à condição de 4ª Companhia Operacional Bombeiro Militar, o vereador Flávio Martins/DEM e o prefeito Eugênio Vilela/PL foram homenageados pela corporação.

Flávio Martins/DEM vinha há mais de dois anos lutando para conseguir essa elevação de pelotão à companhia do Corpo de Bombeiros em Formiga. Ele participou de várias reuniões em Belo Horizonte para tratar do assunto e teve o apoio do prefeito Eugenio Vilela/PL.

Em um encontro com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Erlon Botelho, o vereador e o prefeito apresentaram a necessidade da mudança da corporação devido à grande demanda de atendimento em Formiga e cidades vizinhas.

Nesta quinta-feira, dia 30, o sonho virou realidade. “Graças a Deus, logramos êxito. Formiga vem crescendo e se estruturando e os bombeiros precisavam dessa elevação, porque com ela o atendimento será muito melhor na comunidade e outras cidades. Eu agradeço muito à tenente-coronel Amanda, ao capitão Mateus Cunha, ao tenente Alessandro e a toda tropa dos bombeiros que confiaram essa missão em mim. Também não posso deixar de agradecer ao prefeito Eugenio Vilela, que quando cheguei para ele e falei que o comandante-geral dos bombeiros disse que para elevar o pelotão a companhia seria preciso uma contrapartida da Prefeitura, que seria a reforma do pelotão, ele não mediu esforços e contribuiu conosco. A reforma ficou em R$ 200 mil”, disse Flávio Martins.

Para a manutenção do prédio do Corpo de Bombeiros, a Câmara Municipal aprovou neste ano o projeto de lei 546/2023, que viabiliza crédito suplementar no valor de R$152.826,21. Desde sua inauguração, em 2011, o imóvel da corporação não passava por reformas.

De acordo com o vereador, a homenagem recebida durante a solenidade é fruto do reconhecimento do trabalho que ele vinha fazendo em prol da instituição e da comunidade formiguense. “Fiquei muito feliz e agradecido ao receber o certificado e o troféu. Isso é o reconhecimento pelo meu trabalho”, ressaltou Flávio.

A solenidade de elevação do 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros a 4ª Companhia Operacional Bombeiro Militar ocorreu na sede da corporação formiguense

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades

O vereador Flávio Martins recebeu certificado e troféu em reconhecimento ao seu trabalho em prol da corporação formiguense

O prefeito Eugênio Vilela também recebeu a honraria