Petiscos caseiros saudáveis

Dra. Luciene Barbosa (de Formiga/MG)

Petiscos caseiros saudáveis
Luciene Barbosa é Nutróloga Pet




Ano passado, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) encontrou monoetilenoglicol, aditivo de baterias e motores de carro e geladeiras, em petiscos para cães. A lei permite o uso do aditivo propilenoglicol em alimentos, para manter maciez e conservação, mas jamais o monoetilenoglicol, altamente tóxico aos rins e ao sistema nervoso se ingerido. Ao menos 54 cães morreram, mas o número real pode ter sido o dobro.

Recomendo fugir de “ossos” e palitos de couro, subprodutos de milho, soja e trigo, propilenoglicol, BHT e BHA.

 

Pedacinhos de alimentos nutritivos que seu pet tolera bem são boa pedida. Veja algumas idéias a seguir:

Frutas

Frutas fornecem vitaminas, fibras, antioxidantes e água. Muitos cães as apreciam. Todas as frutas são permitidas, com exceção de uvas e carambolas, mas a maioria dos tutores fica só na maçã e banana.

Goiaba, amoras, kiwi, abacaxi, avocado (não é tóxico), pêssego, melão são opções valiosas para ampliar o leque. Sirva frutas com moderação e atente à reação do seu pet. Obs: gatos costumam se interessar por mamão.

 

Ovos

Taí um alimento que eu gostaria que todo cão e gato consumisse regularmente. O ovo é uma fonte de proteína de inigualável qualidade e contem colina, que faz bem ao cérebro, e enxofre, que favorece as unhas e a pelagem, além dois poderosos antioxidantes. Ofereça ovo de galinha ou de codorna cru, cozido por 4 minutos e até mexido com um pouquinho de azeite, banha ou manteiga. 

Legumes

As frutas roubam a cena, mas pedacinhos de vegetais rendem ótimos e crocantes petiscos, igualmente ricos em fibras e antioxidantes e mais pobres em açúcares. Experimente oferecer pedacinhos crus de salsão (aipo), cenoura, brócolis, couve-flor, abobrinha, pepino e tomate ao seu cão. Muitos apreciam também talinhos de alface e rúcula.

Contraindicações

Os alimentos citados nessa postagem são geralmente seguros a cães e gatos saudáveis, mas reações individuais de intolerância ou sensibilidade podem acontecer.

Há cães alérgicos a cenoura, outros não toleram ovo. É questão de testar, sempre em pequenina quantidade, e observar.

Se tiver dúvida sobre alimentos contraindicados a um pet portador de quadro crônico, como formação de cálculos urinários ou diabetes, consulte sua médica-veterinária de confiança.

Quanto oferecer?

Petisco deve sempre ser uma mini porção de um agrado. Não deixe passar de 10% do total de alimento oferecido por dia.

 

Fonte: Site Cachorro Verde

Dra. Lu Barbosa

Nutróloga Pet

CRMV8267

Formiga-MG