PIS/Pasep: prazo para sacar cotas termina em um mês; veja como fazer

PIS/Pasep: prazo para sacar cotas termina em um mês; veja como fazer
pixbay Veja quem tem direito ao saque das cotas




Veja quem tem direito ao saque das cotas
pixbay
Veja quem tem direito ao saque das cotas

Trabalhadores que têm cotas do PIS/Pasep disponíveis têm mais um mês para fazerem o saque, que termina no dia 5 de agosto. No início de junho, a Caixa Econômica Federal liberou R$ 25,4 bilhões em cotas disponíveis a 10,5 milhões de trabalhadores.

Se o saque não for feito até a data limite, o valor é transferido do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o Tesouro Nacional. Depois disso, os trabalhares têm cinco anos para fazer uma nova solicitação de retirada junto à União.

Quem tem direito às cotas do PIS/Pasep

Pessoas que trabalharam com carteira assinada, tanto na iniciativa privada quanto no setor público, no período de 1971 a 1988 que ainda não sacaram suas cotas dos PIS/Pasep têm direito ao benefício.

O saque integral também está disponível para beneficiários legais de trabalhadores falecidos que tinham cotas do PIS/Pasep a sacar.

Como sacar as cotas do PIS/Pasep

Para fazer o saque dentro do prazo, não é necessário ir a uma agência da Caixa, já que todo o processo pode ser feito online. Basta acessar o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS , e ver se há um aviso na tela principal.

Se aparecer a mensagem "Você possui saque disponível", é só clicar sobre ela e selecionar "Solicitar o saque do PIS/Pasep". Depois, basta escolher a forma de saque, que pode ser presencial ou via crédito em conta, e clicar em "Confirmar saque".

Já no caso de trabalhador falecido, o beneficiário pode acessar o aplicativo, ir em "Meus Saques" e, depois, em "Outras Situações de Saque". Em seguida, é necessário clicar em "PIS/Pasep - Falecimento do Trabalhador" e enviar os documentos necessários para conseguir realizar o saque.

Fonte: Economia