Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Atos golpistas - I

A “Agência Brasil” trouxe que o Ministério da Justiça e Segurança Pública recebeu mais de 107 mil e-mails com denúncias sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. De acordo com a Secretaria de Acesso à Justiça do ministério, das mais de 107 mil mensagens, foram analisadas 102.407 enviadas por 27.457 denunciantes.

 

Atos golpistas - II

Nos e-mails, há nomes de suspeitos de participantes, organizadores e financiadores dos ataques. Autoridades, como deputados, governadores, prefeitos e vereadores, que teriam convocado os atos foram mencionadas em 7.003 mensagens.

 

Atos golpistas - III

Conforme as denúncias, o Pix foi uma das ferramentas mais usadas para angariar recursos para os atos. Ao menos 559 mensagens citaram o uso do Pix. “O mapeamento é interessante porque, por meio do Pix, é possível chegar a uma pessoa que provavelmente estava na organização dos atos”, explica o secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira.

 

Atos golpistas - IV

Os dados coletados foram enviados para a Polícia Federa. “A gente não investiga. Quem investiga é a Polícia Federal, que é muito eficiente nisso. Ela vai cruzar com outras bases de dados e fazer o trabalho de detalhamento das denúncias”. Na sexta-feira, dia 3, a Polícia Federal (PF) deflagrou a quarta fase da Operação Lesa Pátria, dando sequência à identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpista.

 

Atos golpistas - V

A próxima fase do trabalho, conforme a secretaria do MJSP, será a de identificar buscas mais relevantes; abrir anexos para identificar provas; organizar perfis denunciados para bloqueios; identificar CPFs, telefones, Pix e endereços; e transcrever áudio e vídeo.

 

Atos golpistas - VI

Os e-mails com as denúncias foram enviados para o endereço eletrônico denuncia@mj.gov.br, criado pela pasta em 9 de janeiro, um dia após os atos que resultaram na depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Atos golpistas - VII

Em contato com a coluna, uma senhora que participou de vigília a favor de golpe militar em frente ao TG-04-030 contou que houve que houve um produtor rural, uma empresária, um aposentado e um médico que ajudaram a patrocinar a estrutura da mobilização, que contou até com ceia de Natal. No dia 9, um dia após os atos em Brasília, um ônibus com formiguenses foi interceptado pela Polícia Rodoviária Federal indo para Brasília para se somarem ao movimento.

 

A do dia

_ Dói, né?

_ O quê?

_ Deitar no sofá e lembrar que esqueceu o controle.

_ É mesmo… kkk…