Pitadas do Pergaminho

Comida mineira - I
O portal da “Rádio Itatiaia” deu que o guia gastronômico TasteAtlas definiu a comida feita em Minas Gerais como a melhor culinária regional do Brasil, e uma das 30 melhores do mundo. O ranking de 100 melhores regiões gastronômicas do mundo inclui somente duas regiões brasileiras.
Comida mineira - II
A culinária mineira alcançou uma pontuação de 4,36, figurando em 30º lugar no ranking mundial. Entre destaques da gastronomia mineira definidos pelo site estão o pão de queijo, feijão tropeiro, vaca atolada, queijo minas, biscoito de polvilho e jabuticaba.
Comida mineira - III
A seleção e a pontuação das regiões são definidas pela audiência que acompanha o site fundado pelo jornalista croata Matija Babić. Na plataforma, pratos, ingredientes, restaurantes e regiões de todo o mundo são mapeados e avaliados em uma escala de 0 a 5 estrelas, sendo 5 a melhor pontuação possível.
Comida mineira - IV
A região de Campânia, na Itália, ficou com título de melhor local gastronômico para se visitar em 2024. A vencedora é seguida pela também italiana região de Emilia-Romagna. Java, ilha da Indonésia, ocupa a terceira posição do ranking.
Comida mineira - V
Além da comida de Minas, a segunda melhor avaliada no ranking do TasteAtlas é a da Bahia, com 4,18 pontos. Tendo acarajé, bobó de camarão e quindim entre os destaques da gastronomia local, a comida baiana ficou com na 43ª colocação.
Calorão - I
Já é verão no Brasil. Mais precisamente desde a 0h27 de sexta-feira, dia 22, quando a estação começou em todo o Hemisfério Sul. Depois de um ano marcado por ondas atípicas de calor, a previsão é de temperaturas acima da média histórica, segundo relatório climático produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Calorão - II
Normalmente, o verão no país é marcado pela elevação de temperatura, dias mais longos do que as noites, chuvas fortes, descargas elétricas e ventos de intensidade moderada a forte. Devido ao fenômeno El Niño, que alterna a distribuição da temperatura da água no Oceano Pacífico, as alterações no clima devem ser mais intensas. No Brasil, os efeitos do El Niño podem se prolongar por toda a estação, que termina em 20 de março de 2024.
Calorão - III
Entre os meses de janeiro e março, publicou o portal da “Agência Brasil”, a Região Norte do país pode registrar calor com valores de 1ºC acima da média histórica. Em relação às chuvas, os estados do Acre, de Roraima, do Amapá e o sudoeste do Amazonas devem ter volumes próximos ou acima da média no trimestre. Outras regiões devem continuar enfrentando um período de seca. É o caso da maior parte do Amazonas, Pará, de Rondônia e do Tocantins.
A do dia
_ Papai, papai, o nosso vizinho do lado tem o pé muito grande…???
_ Uai, sei não, por quê?
_ Eu ouvi a mamãe falando no telefone que ele tem uma pegada daquelas…???
_ O quêêê…?
_ Brincadeira, papai, brincadeira… kkk