Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Eleições 2024 - I

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu na terça-feira, dia 23, um ciclo de audiências públicas para discutir sugestões aos textos das regras que vão guiar as eleições municipais neste ano. Ao todo, a Corte Eleitoral recebeu quase mil propostas de aperfeiçoamento das 10 minutas de resoluções que tratam do pleito eleitoral deste ano. Os textos são relatados pela vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que vai presidir o tribunal durante as eleições.

 

Eleições 2024 - II

Além de regras já conhecidas, entre outros pontos, as propostas em discussão trazem avanços no combate a conteúdos falsos e manipulados.Também preveem que o poder público oferte transporte coletivo gratuito nos dias de votação, além da proibição de CACs (Caçadores Atiradores e Colecionadores) circularem com armas e munições no dia da eleição e nas 24 horas que antecedem e sucedem o pleito.

 

Eleições 2024 - III

As minutas serão debatidas até esta quinta-feira (25). Após a análise das sugestões, a ministra Cármen Lúcia poderá apresentar nova versão dos textos, que ainda terão de ser aprovados pelo plenário da Corte. "Nem se há de questionar o que é matéria do Congresso Nacional, de inovação legislativa, cabe ao Parlamento e não é objeto das nossas ocupações. Nós atuamos no sentido infralegal, abaixo da lei, segundo a lei e cumprindo o que o legislador estabeleceu para vigorar nessas eleições", disse a ministra na abertura das audiências públicas nesta terça, que contou com a presença dos ministros José Múcio (Defesa) e Cida Gonçalves (Mulher).

 

Eleições 2024 - IV

Conforme publicou o portal “G1”, os debates no primeiro dia foram voltados a quatro propostas. Os textos tratam de regras para pesquisas eleitorais; auditoria e fiscalização; sistemas eleitorais; e atos gerais do processo eleitoral. Entre as mudanças previstas nas minutas, está a inclusão de mais dois sistemas eleitorais nos procedimentos de fiscalização e auditoria: SAVP-Sorteio, ferramenta do processo de sorteio de seções para diversas modalidades de auditoria e SAVP-Votação, sistema de verificação dos votos registrados durante o teste de integridade das urnas.

 

Dengue em Minas - I

Minas Gerais deve atingir seu pico de casos de dengue até o mês de março. A previsão foi anunciada pelo secretário de Saúde, Fábio Baccheretti. Até o momento, o estado contabiliza 32.316 casos prováveis e 11.490 confirmados, além de 14 mortes em investigação e um óbito confirmado. Há ainda um óbito causado por Chikungunya, outro tipo de arbovirose também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Dengue em Minas - II

Durante coletiva de imprensa, o secretário explicou e a “Agência Brasil” publicou, que a explosão de casos não era esperada para 2024, já que 2023 já havia sido classificado como ano epidêmico. Ele lembrou que o comportamento comum da dengue é registrar um ano epidêmico intercalado por três anos com números mais baixos.

 

Dengue em Minas - III

Segundo Baccheretti, a maior parte dos casos está concentrada na região central do estado. O secretário também lembrou que o retorno da circulação da dengue tipo 3 no país acende um alerta para casos mais graves da doença. A preocupação se deve ao fato de que a chamada dengue grave acontece, geralmente, quando a pessoa é infectada mais de uma vez, o que pode acontecer quando há um novo sorotipo circulando.

 

Dengue em Minas - IV

“Teremos um ano epidêmico difícil no estado de Minas Gerais. Não há dúvidas quanto a isso”, concluiu o secretário, ao citar 600 municípios com casos de dengue até o momento em todo o estado, sendo mais de 150 deles com incidência classificada como alta ou muito alta de casos.

 

A do dia

_ Papai, a mamãe disse que se casou com o homem mais gentil e educado do mundo. Que ele sempre abre a porta pra ela…

_ Ainda bem que ela não sabe que a porta do carro está estragada e só se está abrindo do lado de fora… kkk…

_ É mesmo…??? Maêêê…

_ Cala a boca menino…