Pitadas do Pergaminho

Ansiedade e depressão - I
A “Agência Brasil” deu que o Projeto Jovens na Pandemia está recebendo inscrições de crianças e adolescentes entre 8 anos e 17 anos de idade com sintomas de ansiedade e de depressão, de alguma forma relacionados com o contexto da pandemia da covid-19, para um programa psicoterápico.
Ansiedade e depressão - II
O tratamento ajuda as crianças e os adolescentes a lidar melhor com emoções difíceis, que podem ter ficado mais frequentes nessa época de pandemia, como estresse, tristeza e ansiedade. A iniciativa é de um grupo de pesquisadores do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Ansiedade e depressão - III
O programa psicoterápico é realizado em sessões online, via computador, celular ou tablet. Um dos pais deve acompanhar a criança ou o adolescente, que não deve estar em uso atual ou no último mês de alguma medicação psiquiátrica ou de psicoterapia. Os vídeos duram cerca de 5 minutos cada um e as sessões têm uma duração estimada de 90 minutos.
Ansiedade de depressão - IV
O atendimento é totalmente gratuito e voltado a jovens de todo o Brasil. A participação no programa é voluntária e não serão divulgados os nomes dos participantes. As inscrições podem ser feitas no site do projeto.
Ansiedade e depressão - V
O estudo faz parte do Projeto Temático Intervenções na Primeira Infância e Trajetórias de Desenvolvimento Cognitivo, Social e Emocional, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e coordenado pelo professor Guilherme Polanczyk, do Instituto da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Vacina para índios
Também saiu na “Agência Brasil’ que o Ministério da Saúde iniciou na semana passada a campanha de vacinação dos povos Yanomami. Os indígenas vão receber vacinas bivalentes contra a covid-19 e imunizantes de rotina do calendário adulto e infantil. A previsão é que cerca de 20 mil doses bivalentes contra o coronavírus atendam seis comunidades Yanomami. A imunização estava prevista para começar na segunda-feira (27), junto com a campanha nacional, mas foi antecipada devido à grave crise sanitária e humanitária encontrada no território indígena.
A do dia
_ Mãe, ninguém vai acreditar, mas ontem eu vi um cavalo usando um antigo orelhão da Telemig…
_ Essa nem eu acredito…
_ É verdade, eu juro! Ele estava passando um trote… kkk…
_ Kkk… vai dormir que amanhã tem aula…