Pitadas do Pergaminho

Eleições - I
Como já dito, as eleições municipais de 2024 não terão nada de amadorismo. Os mais competentes e reconhecidos profissionais de Formiga estão sendo procurados e alguns já estariam compromissados. Há informações de que uma campanha já bateu o martelo com um jornalista de Belo Horizonte, que outra já estaria com um famoso e influente radialista e locutor em seus quadros e pelo menos uma empresa de publicidade e marketing da cidade já teria assinado compromisso com testemunhas e tudo.
Eleições - II
Com a questão das redes sociais vindo a galope, pessoas ligadas à computação e a áreas tecnológicas estão na mira, um daqueles geniozinhos nascidos na cidade e há anos em São Paulo já avisou à família que “pode ir preparando aquele feijão preto” que ele está voltando. Preocupação também é com a prestação de contas dos gastos e receitas à Justiça Eleitoral. Sempre comentado como um dos mais competentes profissionais da cidade, Waltercides Montijo, o Waltinho Contador, já teria sido contratado por uma campanha, tudo indica que é a do pré-candidato Coronel Laércio, porém, Waltinho não toca no assunto, não confirma mas também não nega.
Eleições - III
Apesar de algumas campanhas já estarem encaminhadas, outras vão cambaleando. Há quem garanta que no final das contas haverá apenas três candidatos a prefeito de Formiga, já analistas de rodinhas de pracinha dizem que podem ser seis. Se ninguém desistir, serão um ex-prefeito, um expoente oficial da Polícia Militar e quatro ex-vereadores, um deles também ex-militar.
Eleições - IV
Se não há 100% de certeza de quem serão os candidatos a prefeito, muito menos de quem estará na disputa por cadeiras na Câmara Municipal. Os mesmos analistas de pracinha dizem que apenas um ex-vereador vai se firmar na disputa ao Executivo, que tem gente que vai arregar antes da largada, mas só esperando as convenções para se ter certeza. Já a lista dos candidatos à vereança estão fazendo coordenadores de campanha arrancarem os cabelos. Nesta semana, só uma legenda contabilizou a existência de quatro que disseram que iam mas não vão. Com as exigências de se cumprir o quociente partidário das eleições proporcionais, tem candidato que imagina ter muito voto que também pode voltar ao pijama por ver suas chances minguarem.
Eleições - V
Dos atuais vereadores, pelo menos dois lamentaram nesta semana a Câmara Municipal não ter votado e aprovado o aumento de cadeiras de 10 para 15, o que é constitucional e não fomenta os gastos com o Legislativo. Ficaram com medo de fazer a proposta e de serem criticados, porém, se a medida tivesse vingado, cada um teria 50% a mais de chances de ser eleito. Com apenas 10 cadeiras, Formiga perdeu a chance de ver continuar na política nomes como a do ex-vereador Gonçalo Faria e o ingresso de personalidades como Fátima Brás. Com 15 vagas na Câmara, os dois poderiam estar no Legislativo.
Eleições - VI
Segundo a legislação eleitoral brasileira, todo e qualquer mudança só pode acontecer até um ano antes das eleições, então, a proposta de se passar o número de cadeiras “nesta casa” de 10 para 15 tinha de teria sido votada até o dia 6 de outubro de 2023. Antes da data, um assessor de deputados petistas veio à cidade buscar informações de como reerguer o partido nas Areias Brancas. Ele ouviu que uma das medidas seria aumentar as vagas no Legislativo para ver subir as chances de ter mais vereadores da legenda vitoriosos, mas a coisa não andou.
Eleições - VII
Os candidatos a vereador não dependem unicamente dos votos recebidos para conquistar uma vaga na Câmara Municipal. Eleitos de acordo com o sistema proporcional, os parlamentares da cidade, junto com seus partidos, também precisam atingir os índices definidos pelo quociente eleitoral. O número de vagas dos partidos, assim como os candidatos que terão direito a elas. Na semana que vem, esta coluna trará detalhes para esclarecer seu leitor.
A do dia
_ Papaizinho, é verdade que o porco detesta o mecânico?
_ Cê tá doido, menino… que bobagem é essa…?
_ É sim, é que ele vive apertando a porca… kkk…
_ Dããã, que bobagem…