Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Azeite Clandestino

A Receita Federal registrou aumento de apreensões de azeite clandestino no país. Deu no portal “R7”, no blog Conta em Dia, que neste ano, até 31 de julho, o volume já supera 1 milhão de litros, quase o total registrado no ano passado inteiro (1,3 milhão). O engenheiro-agrônomo Pedro Henrique Abreu Moura recomenda que o consumidor busque marcas mais conhecidas do mercado. “O consumidor também deve desconfiar de preços muito baixos, porque o azeite tem alto custo de produção, então é caro para ser produzido. Quando o preço estiver baixo demais, o consumidor precisa desconfiar”, alerta. As pessoas também devem ficar atentas às informações do rótulo.

 

Cigarros Eletrônicos - I

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou carta ao Senado Federal expressando sua preocupação com a possível liberação de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes. Segundo publicado no “Portal Gerais”, o Projeto de Lei (PL) 5008, que seria votado nessa terça-feira, 20 de agosto, no Congresso Nacional, foi retirado da pauta.

 

Cigarros Eletrônicos - II

No documento, assinado pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/Ensp/Fiocruz), a Fiocruz manifesta apoio à Resolução RDC 855/2024 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proíbe a comercialização, fabricação, importação e publicidade dos DEF. A instituição também alinha suas posições às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e de entidades da sociedade civil, como a Associação Médica Brasileira (AMB) e a ACT Promoção da Saúde, que alertam sobre os riscos associados aos DEF.

 

Cigarros Eletrônicos - III

O alerta da OMS de 2023, destacado na carta, menciona os danos respiratórios, cardiovasculares e os potenciais efeitos neurotóxicos dos cigarros eletrônicos, além das preocupações com os impactos a longo prazo desses dispositivos. Ainda conforme o “Portal Gerais”, a Fiocruz critica as estratégias de marketing dos fabricantes, que visam atrair o público jovem, desafiando a alegação de que os produtos são destinados apenas a fumantes adultos.

 

Cigarros Eletrônicos - IV

Contrariamente às afirmações dos fabricantes, a carta da Fiocruz ao Senado ressalta que os DEF aumentam o risco de dependência de nicotina e expõem os consumidores a substâncias cancerígenas, como nitrosaminas, formaldeído, acetaldeído, amônia, benzeno e metais pesados. Além disso, a presença de solventes como glicerina e propilenoglicol, junto a uma variedade de aromatizantes, atrai especialmente crianças e jovens, incentivando a experimentação precoce e a rápida dependência de nicotina.

 

A do Dia

Por que a velhinha não usa relógio?

- Porque ela é sem hora!