Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Vacina Mpox I

O Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) informou estar próximo de iniciar a última etapa no desenvolvimento de uma vacina nacional contra a mpox, os testes em humanos. “A equipe está produzindo o chamado Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM) para enviar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, assim, receber o sinal verde para começar os testes em humanos”, informou. A notícia foi publicada nessa quinta-feira, 22, pela “Agencia Brasil”.

 

Vacina Mpox II

O imunizante brasileiro ganhou maior projeção depois que a mpox foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) emergência em saúde pública de importância internacional, em razão do risco de disseminação global e de uma potencial nova pandemia. A vacina nacional, entretanto, já vinha sendo desenvolvida há 2 anos, desde a primeira emergência global provocada pela doença.

 

Vacina Mpox III

De acordo com a UFMG, a dose brasileira utiliza um vírus atenuado e não replicativo, o que torna o imunizante “extremamente seguro”, inclusive para uso entre imunossuprimidos e gestantes. Os testes iniciais da vacina, segundo a universidade, apresentaram bons resultados, demonstrando “indução de neutralizantes, resposta celular e resposta robusta contra a doença”.

 

Vacina Mpox IV

Segundo a OMS, existem, atualmente, duas vacinas disponíveis contra a mpox: a Jynneos, produzida pela farmacêutica dinarmaquesa Bavarian Nordic, é recomendada para adultos, incluindo gestantes, lactantes e pessoas com HIV; e a ACAM 2000, fabricado pela farmacêutica norte-americana Emergent BioSolutions, mas com diversas contra indicações, além de mais efeitos colaterais.

 

Vacina Mpox V

Com a declaração de emergência global, o Ministério da Saúde anunciou que negocia a compra de 25 mil doses da Jynneos junto à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Desde 2023, quando a Anvisa aprovou o uso provisório do imunizante, o Brasil já recebeu cerca de 47 mil doses dele e aplicou 29 mil.

 

Fies I

Também foi noticiado pela “Agência Brasil” nessa quinta-feira, 22, que as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre já foram iniciadas. Elas são feitas exclusivamente pela internet, por meio do sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção). O candidato precisa de uma conta Gov.br para se inscrever. O prazo vence no dia 27 de agosto e o resultado deve ser divulgado no dia 9 de setembro.

 

Fies II

Para a inscrição, o interessado precisa informar e-mail pessoal válido; nomes e número de registro no CPF dos membros de seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos e as respectivas datas de nascimento; além da renda bruta mensal de cada componente.

 

Fies III

Podem se inscrever em processos seletivos do Fies candidatos que, cumulativamente, atendam às seguintes condições: tenham participado do Enem a partir da edição de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições, e possuam renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

 

A do Dia

Quer pedir desculpas?

- A partir de hoje só aceito pedido em dinheiro.