Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




CIGARROS ELETRÔNICOS

Deu no portal “R7” nessa quarta-feira que um estudo recente revelou que o uso de “vapes” pode aumentar o risco de depressão em adolescentes. A pesquisa analisou mais de cinco mil australianos com idades entre 12 e 14 anos que foram questionados sobre sua saúde mental e o uso de cigarros eletrônicos. Os pesquisadores descobriram que os adolescentes que relataram sintomas depressivos graves tinham mais do que o dobro da probabilidade de ter experimentado cigarros eletrônicos em comparação com aqueles que não apresentaram sintomas depressivos. Além disso, o estudo revelou que o uso de cigarros eletrônicos era 74% mais frequente entre os estudantes que relataram estresse moderado.

 

LEITE EM PÓ CONTAMINADO

Após a confirmação de uma possível contaminação bacteriana em lotes de leite em pó infantil da marca Nutramigen LGG, a Anvisa mandou embargar a importação, comercialização e distribuição dos produtos. Conforme divulgou o portal “R7” nesta semana, os produtos são fabricados por uma empresa americana que obteve sentença na justiça após um bebê prematuro morrer por uma doença intestinal depois de ter consumido o leite em pó Enfamil, nos EUA.

 

MENINGITE C

Minas Gerais comemora a melhora dos índices vacinais dos 19 imunizantes disponibilizados gratuitamente para crianças com até 2 anos de idade. A cobertura da vacina meningo C, por exemplo, que protege contra a meningite C ou doença meningocócica, atingiu a marca de 105,74%, dez pontos percentuais acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. A dose de reforço do imunizante também ultrapassou a meta neste ano, chegando aos 102,96%.

 

IPVA DIGITAL - I

O Governo de Minas lançou nesta quinta-feira, dia 5, o IPVA Digital, que já pode ser acessado diretamente no site da SEF. Por meio dele, os motoristas precisarão de menos cliques para chegar ao objetivo de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV). Ao digitar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o cidadão vai poder consultar e visualizar todos os débitos relacionados ao veículo com maior transparência e facilidade na navegabilidade, tudo em uma única tela. Além de poder visualizar e emitir os comprovantes de pagamentos de IPVA e TRLAV.

 

IPVA DIGITAL – II

O sistema ainda é conectado diretamente à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), antigo Detran, que atualiza em tempo real as condições e pendências tributárias. O pagamento continua sendo possível com a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que é a guia de recolhimento, ou via Pix.

 

IPVA DIGITAL - III

Outra novidade trazida pelo IPVA Digital é a possibilidade de reunir todos os tributos relacionados a veículos pelo CPF do proprietário. Ou seja, quem tem mais de um veículo, não precisará mais emitir as guias de pagamento separadamente. A consulta, inicialmente, estará limitada para até dez veículos. No site da Fazenda, o cidadão poderá autenticar o CPF pelo aplicativo gov.br e terá acesso aos extratos de débitos, status e histórico de todos os veículos registrados em seu nome, também em visualização simplificada em uma única tela. Essa primeira versão do IPVA Digital contempla as pessoas físicas. Em um segundo momento, será estendida às pessoas jurídicas.

IPVA DIGITAL - IV

“Antes, o proprietário tinha que procurar o débito por ano e clicar em cada item para gerar a solicitação de pagamento. Agora, conseguirá visualizar em uma mesma tela todos os extratos dos débitos do ano vigente e dos períodos anteriores e escolher quais quitar, gerando apenas uma guia de arrecadação. O contribuinte resolverá as suas pendências em poucos cliques”, explica o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.

 

A DO DIA

O bebum chega cambaleando no estacionamento, cutucando a porta de cada carro com uma chave. Vem o guarda e pergunta:

– Qual é o problema, meu amigo?

E o sujeito responde:

– Perdi meu carro…

– Onde foi que você viu o seu carro pela última vez?

– Foi aqui mesmo, na pontinha desta chave…