Pitadas do Pergaminho

ATESTADOS FALSOS
O CFM (Conselho Federal de Medicina) lançou na quinta-feira, 5 de setembro, um serviço para dificultar a emissão de atestados falsos. Conforme publicou o portal “R7”, o Atesta CFM vai validar, de forma gratuita, a assinatura dos médicos que dispensam trabalhadores de suas funções por motivo de doença. Segundo o conselho, a ferramenta possui “segurança, rastreabilidade, criptografia” e segue as exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). De acordo com o Conselho, a proposta do Atesta CFM é promover mecanismos efetivos para combater fraudes e outras irregularidades na emissão desse tipo de documento.
ROUBO DE CARGAS
O portal “R7” noticiou no último sábado, 7, que um estudo mapeou as regiões onde criminosos mais roubam cargas no país, e constatou que as rodovias no Sudeste, principalmente em áreas urbanas, são as mais perigosas. Um relatório feito a partir de dados de gerenciadoras de risco mostra que Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais foram os estados com maior prejuízo, no primeiro semestre de 2024, e juntos, registraram mais de 80% das ocorrências.
NEUROBLASTOMA - I
Deu na “Agência Brasil”: a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou na quinta-feira, 5 de setembro, a incorporação do medicamento betadinutuximabe ao tratamento do neuroblastoma de alto risco. Isso significa que o remédio passará a ser custeado e distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A condição para o tratamento é a de que o paciente tenha sido previamente tratado com quimioterapia e alcançado pelo menos uma resposta parcial, seguida de terapêutica mieloablativa e transplante de células tronco. O pedido de incorporação do medicamento foi submetido à Conitec em janeiro deste ano pelo laboratório farmacêutico Recordati, que comercializa o remédio com o nome Qarziba.
NEUROBLASTOMA - II
O neuroblastoma é o terceiro tipo de câncer infantil mais recorrente, depois da leucemia e de tumores cerebrais. O remédio, que custa cerca de R$ 2 milhões, é indicado para casos de alto risco ou recidiva e já foi utilizado em mais de mil pacientes de 18 países. Segundo o fabricante, ele melhora a sobrevida, aumenta a probabilidade de cura e reduz o risco de a doença voltar.
NEUROBLASTOMA - III
Em janeiro deste ano, uma campanha de arrecadação de recursos para o tratamento de Pedro, filho do indigenista Bruno Pereira, chamou a atenção para a urgência da incorporação do betadinutuximabe ao SUS. Em apenas três dias, a campanha alcançou a meta, mas a família de Pedro se uniu a outras famílias que também vivenciam a dificuldade de acesso aos remédios para o tratamento do neuroblastoma. Na reunião da Conitec de quinta-feira passada também foi aprovada a incorporação ao SUS de novos remédios para doença pulmonar obstrutiva crônica.
A do Dia
O bêbado está lá quietinho na missa, quando uma moça muito bonita entra na igreja, leva um tombo e o vestido sobe, mostrando mais do que devia. O padre se apressa:
– Irmãos, quem olhar vai ficar cego!
Todos escondem o rosto, mas o manguaça tira uma das mãos e diz:
– Vou arriscar só um olho…