Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Combate ao Câncer - I

O veneno de uma espécie de marimbondo pode ajudar no combate ao câncer de mama e o melanoma (o mais agressivo câncer de pele). O estudo avança e apresenta resultados positivos, segundo a cientista brasileira Márcia Mortari, da Universidade de Brasília (UnB). Depois de sofrer há cinco anos com um câncer de mama, a pesquisadora resolveu se dedicar à cura da doença. Foi aí que ela descobriu que a espécie de marimbondo Chartergellus communis tem propriedades antitumorais. A notícia foi veiculada no Instagram do “R7” com base no portal “sonoticiaboa”.

Combate ao Câncer - II

A cientista disse que foi um desafio pesquisar o marimbondo, já que o veneno dele tem mais de 200 substâncias. É o que ela chama de composto bastante rico. Segundo a pesquisadora, há um motivo para esse composto ser um verdadeiro coquetel: deve proteger o ninho, paralisar presas e ter força para atacar. “Li pesquisas que encontraram compostos antitumorais em venenos de abelha, então achei que poderíamos encontrar ali uma resposta também”, afirmou Marcia.

Combate ao Câncer - III

No veneno do marimbondo tem uma proteína, a chartergellus-CP1, que é capaz de destruir as células cancerígenas. Os estudos mostraram que essa proteína é eficiente contra dois subtipos de células doentes: o HR+ e o triplo negativo, que é um dos de mais difíceis de serem tratados. Os primeiros resultados foram publicados na revista Toxicology em 2022. A ideia é aproveitar a chartergellus-CP1 em uma medicação.

IPCA - I

Deu na “Agência Brasil” nessa terça-feira, 10, que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no país, registrou deflação (queda de preços) de 0,02% em agosto deste ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a primeira vez que o indicador teve deflação desde junho de 2023 (-0,08%). 

IPCA - II

O IPCA havia registrado taxas de inflação de 0,38% em julho deste ano e de 0,23% em agosto do ano passado. Com o resultado, o IPCA acumula taxa de 2,85% no ano. Em 12 meses, a taxa acumulada é de 4,24%, abaixo do teto da meta estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 4,5%.

IPCA - III

A queda de preços em agosto foi puxada principalmente pelos alimentos, que tiveram deflação de 0,44%, e pelo grupo de despesas habitação, que recuou 0,51%. O grupo alimentação e bebidas já tinha apresentado queda de preços de 1% em julho. Em agosto, a deflação foi puxada pela alimentação no domicílio, graças ao recuo de preços de itens como batata inglesa (-19,04%), tomate (-16,89%) e cebola (-16,85%). A deflação em habitação foi influenciada pela queda do preço na energia elétrica (-2,77%).

IPCA - IV

Os transportes não tiveram variação de preços no mês. Por outro lado, seis grupos de despesas apresentaram inflação: artigos de residência (0,74%), vestuário (0,39%), saúde e cuidados pessoais (0,25%), despesas pessoais (0,25%), educação (0,73%) e comunicação (0,10%).

A do Dia

Com a cabeça cheia de cachaça, o cabra entra na igreja pra pedir uma bênção ao padre.

– Que Deus lhe acompanhe, meu filho, junto com Nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora e todos os santos.

O homem pega sua bicicleta, não dá nem três pedaladas, toma um tombo daqueles e reclama:

– Eu sabia que esse tanto de gente na garupa não ia dar certo!