Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Cartão MEI - I

O portal “noticias.r7.com” informou que o governo federal acaba de lançar o Cartão MEI (Microempreendedor Individual), visando facilitar as operações comerciais e contribuir para a sustentabilidade dos pequenos negócios. Ele funcionará como cartão de crédito e débito exclusivo para MEIs, oferecendo vantagens como anuidade zero e plataformas de engajamento e capacitação.

 

Cartão MEI -II

Inicialmente, apenas o Banco do Brasil disponibilizará o serviço, mas, em breve, segundo o governo, outros bancos poderão aderir à iniciativa “de fortalecimento, reconhecimento e apoio aos microempreendedores individuais”. O cartão será personalizado com a nova logomarca exclusiva do MEI, destacando o pertencimento à categoria, e incluirá um QR Code que redireciona ao Portal do Empreendedor, o gov.br/mei.

 

Cartão MEI -III

Em agosto, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, em 2022, o Brasil contava com 14,6 milhões de trabalhadores MEIs, uma alta de 11,4% em relação ao ano anterior, quando havia 13,1 milhões. Segundo a pesquisa, mais da metade (51,5%) dos MEIs atua na área de serviços, abrangendo 7,5 milhões de microempreendedores individuais. O comércio é o segundo setor mais representativo, com 4,1 milhões ou 28,2% do total. Em terceiro lugar está a indústria, com 1,53 milhão ou 10,6% do total, seguido pela construção, com 1,36 milhão e 9,4% do total.

 

Cartão MEI -IV

De acordo com o estudo, mais da metade dos MEIs (52,1%) está localizada na região Sudeste. Em seguida, o Nordeste conta com 17,6% dos microempreendedores individuais do país, enquanto o Sul aparece com 16,9%. Nas duas últimas posições estão o Centro-Oeste e o Norte, com 8,4% e 5%, respectivamente. No levantamento, foram utilizadas como fontes de informação o CPF, o CNPJ, o Simei (Simples Nacional), o Cempre (Cadastro Central de Empresas), a Rais (Relação Anual de Informações Sociais) — Empregado, e o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

 

Terrorismo Climático - I

Deu na “Agência Brasil”: A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou, em entrevista a veículos de comunicação nesse sábado, 14, em São Carlos, no interior de São Paulo, que o Brasil vive um terrorismo climático, com pessoas usando as altas temperaturas e a baixa umidade para atear fogo ao país, prejudicando a saúde das pessoas, a biodiversidade e destruindo as florestas. “Há uma proibição em todo o território nacional do uso do fogo, mas existem aqueles que estão fazendo um verdadeiro terrorismo climático”, destacou.

 

Terrorismo Climático - II

Ela ressaltou que é fundamental que todos os agentes públicos que já estão mobilizados continuem agindo, porque há uma intenção por trás dessas ações. Segundo a ministra, apenas dois estados não estão passando por seca. Ela defendeu pena mais rígida para quem comete esse tipo de crime. Atualmente a pena varia de um a quatro anos de prisão.

 

Terrorismo Climático - III

Marina lembrou que 17 pessoas já foram presas e há 50 inquéritos abertos. Para a ministra, é provável que haja pessoas por trás incentivando os crimes, o que pode ser descoberto com investigações e trabalho de inteligência da Polícia Federal (PF).

 

Terrorismo Climático - IV

A ministra ressaltou que o prejuízo em São Paulo já é de R$ 2 bilhões para os agricultores, principalmente os plantadores de cana-de-açúcar. Segundo ela, já são 900 mil hectares de áreas de agricultura e pecuária queimadas, 1,4 milhão de hectares em área de campo de pastagem e 1 milhão de hectares em áreas florestais.

 

A do Dia

Dois bêbados andam pela rua, quando de repente encontram 50 reais.

O primeiro disse:

— Vamos comprar 45 reais de cachaça e 5 reais de pães.

O segundo responde:

— Você é louco? Pra que isso tudo de pão?