Pitadas do Pergaminho

Energia Elétrica - I
O portal “R7/Notícias” publicou que o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval de Araújo Feitosa, afirmou nesta quarta-feira, 18, que a bandeira tarifária de energia elétrica tende a se manter vermelha ou amarela até o final do ano. Com a possível medida, os consumidores devem continuar pagando uma tarifa extra na conta de luz.
Energia Elétrica - II
No final de agosto, a agência anunciou o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 pela primeira vez em três anos. A tarifa extra é ativada sempre que há risco hidrológico, ou seja, quando os reservatórios de água do país estão abaixo dos limites esperados. Entretanto, dias depois, o valor foi corrigido após ajustes do Programa Mensal de Operação pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) e o patamar passou para 1.
Energia Elétrica - III
Na bandeira vermelha patamar 1 são cobrados R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos. Segundo a agência, o cenário de escassez das chuvas e altas temperaturas, faz com que as termelétricas passem a operar mais. Criado em 2015, as bandeiras tarifárias indicam os custos da geração de energia no país. O indicador considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas, por exemplo.
Vacina Dengue - I
O Ministério da Saúde espera receber 1,5 milhão de doses da vacina contra a dengue, elaborada pelo Instituto Butantan, em 2025. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira, 18, durante lançamento do plano do governo federal de ação contra arboviroses. Ela destacou que o imunizante será apresentado nas próximas semanas para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que precisa aprovar a vacina. A informação é do portal “R7/Notícias”.
Vacina Dengue - II
“O Butantan deve encaminhar sua vacina à Anvisa nas próximas semanas. Temos a estimativa de 1,5 milhão de doses do Butantan, para o ano que vem. Serão doses únicas, mas teremos essa confirmação após o envio para a Anvisa”, disse Nísia. De acordo com a ministra, outras nove milhões de doses da Takeda estão previstas para o próximo ano.
Vacina Dengue - III
No entanto, Nísia reforça que a vacina não é a principal estratégia de contenção da doença. Segundo ela, a pasta vai atuar em seis principais eixos: prevenção; vigilância; controle vetorial; organização da rede de assistência; preparação de respostas de emergências; e comunicação e participação comunitária.
Vacina Dengue - IV
De janeiro a agosto deste ano, o Brasil registrou 6.500.835 casos prováveis de dengue. Os números mostram que 55% dos casos foram identificados entre mulheres e 45% entre homens. As faixas etárias que mais contabilizaram infecções pela doença são de 20 a 29 anos; de 30 a 39 anos; e de 40 a 49 anos. Já os grupos menos atingidos são crianças com menos de 1 ano; idosos com 80 anos ou mais; e crianças de 1 a 4 anos.
A do Dia
Um bêbado chega na delegacia e o delegado pergunta:
- Você também estava na confusão?
- Não, senhor!
E o delegado:
- Então por que você está aqui?
O bêbado responde:
- Os policiais chegaram e gritaram: “Cana pra todo mundo”. Então eu vim.