Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




Segundo Turno – I

Dos 5.569 municípios que terão eleições neste ano, com o primeiro turno marcado para 6 de outubro, apenas 103 localidades poderão escolher o prefeito em uma segunda etapa do pleito, prevista para o dia 27 do mesmo mês. Isso porque um segundo turno para prefeito só pode acontecer em cidades com mais de 200 mil eleitores, e quando nenhum candidato tiver maioria absoluta de votos, ou seja, mais de 50% dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos. Já nos municípios que têm menos de 200 mil eleitores, o candidato que conseguir a maioria dos votos válidos no primeiro turno será eleito prefeito, mesmo que não tenha mais de 50%. A informação é do “Notícias.R7”.

 

Segundo Turno – II

“Todas as capitais brasileiras têm a possibilidade de realização do segundo turno, assim como as demais cidades com 200 mil eleitores ou mais. As 103 contam com 60,5 milhões de eleitores, o que equivale a 38,8% do eleitorado nacional”, informa o TSE. De acordo com dados Tribunal Superior Eleitoral, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são os três municípios com o maior número de votantes, sendo 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de pessoas, respectivamente. “Considerando-se os estados brasileiros, São Paulo lidera o ranking com 30 localidades com mais de 200 mil de pessoas aptas a votar. Em seguida, aparecem na lista Rio de Janeiro, com 11 cidades, e Minas Gerais, com oito municípios”, diz o TSE.

 

Saque-Aniversário - I

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou, no último dia 13, uma mudança significativa que deve impactar milhões de brasileiros. Segundo o portal “seucreditodigital” , com a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está prestes a ser extinto.

 

Saque-Aniversário - II

O saque-aniversário foi introduzido em março de 2020 como uma alternativa ao saque integral do FGTS. A modalidade permite que o trabalhador retire uma parte do saldo do FGTS no mês do seu aniversário. No entanto, essa opção implica na perda do direito ao saque total do fundo em caso de demissão sem justa causa.

 

Saque-Aniversário - III

A escolha pela modalidade do saque-aniversário se tornou popular entre muitos trabalhadores devido à sua flexibilidade. Ao longo dos últimos quatro anos e meio, mais de 35 milhões de brasileiros optaram por essa forma de acesso ao FGTS.

 

Saque-Aniversário - IV

O anúncio de que o saque-aniversário será encerrado neste semestre marca uma mudança significativa na política de gestão do FGTS. O ministro Luiz Marinho justificou a decisão afirmando que a modalidade tem causado uma “drenagem” substancial dos recursos do fundo, estimada em cerca de R$ 100 bilhões por ano. Segundo Marinho, essa retirada contínua de recursos tem afetado os investimentos destinados ao financiamento de habitação.

 

Saque-Aniversário - V

O fim do saque-aniversário é um passo importante para reverter essa situação e garantir que o FGTS continue a cumprir sua função original, que é assegurar recursos para os trabalhadores em situações de demissão sem justa causa e para financiamentos habitacionais.

 

A do Dia

Um homem com andar meio cambaleante é parado pela polícia às quatro da manhã e é questionado para onde vai.

- Estou a caminho para ouvir uma palestra sobre os efeitos do álcool e das drogas no corpo humano.

O policial pergunta:

- E quem vai dar uma palestra nesta hora da madrugada?

Ele diz:

- Minha esposa.