Pitadas do Pergaminho

30 anos do Real - I
O Banco Central lançou na terça-feira, 24, a moeda de R$ 1 em comemoração aos 30 anos do Real, celebrado em 1º julho. Conforme divulgou o portal “noticiasr7.com”, ao todo, 137 milhões de moedas desse valor entrarão em circulação em 2024. Do total, 45 milhões serão alusivas à data comemorativa, e a distribuição ocorrerá aos poucos.
30 anos do Real – II
O novo design foi desenvolvido pelo Banco Central e pela Casa da Moeda. Diferente das que estão em circulação, a nova moeda conta com as legendas “30 Anos do Real”, “1994-2024″ e “Brasil”, na borda dourada. No verso, o padrão continua o mesmo, com a imagem de uma esfera sobreposta por faixa e a constelação do Cruzeiro do Sul fazendo referência à Bandeira Nacional.
Hortaliças mais baratas - I
Os preços das hortaliças tiveram nova redução, segundo o mais recente Boletim da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado nesta semana. O relatório apontou uma queda generalizada nos preços das principais hortaliças em agosto. A análise, baseada em dados das Centrais de Abastecimento (Ceasas) em todo o Brasil, revelou reduções significativas em produtos como cebola, batata, alface, cenoura e tomate, proporcionando alívio financeiro aos consumidores. A informação é do Portal “R7”.
Hortaliças mais baratas - II
A cebola destacou-se com uma queda média de 31,64% nas Ceasas, impulsionada pelo aumento da oferta proveniente de diversas regiões produtoras, como Bahia e Goiás. A batata também apresentou uma diminuição significativa, com a média ponderada caindo 23,67%, reflexo do aumento contínuo da oferta desde julho.
Hortaliças mais baratas - III
Outras hortaliças, como tomate, alface e cenoura, tiveram reduções menores, mas ainda relevantes. O tomate registrou uma queda de 19,25%, enquanto a alface e a cenoura apresentaram diminuições de 16,94% e 15,50%, respectivamente.
Hortaliças mais baratas - IV
Em contraste com a queda nos preços das hortaliças, as frutas tiveram alta em agosto nas Ceasas analisadas, com destaque para mamão, banana, laranja e maçã. A melancia foi a única fruta que apresentou queda de preços, devido a oscilações nas cotações e ao aumento da oferta em várias centrais, especialmente no Sudeste, que recebe muitas frutas de Goiás e Tocantins.
Fórmulas Infantis – I
Deu na “Agência Brasil”: A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) soltou um alerta sobre o uso seguro de fórmulas infantis. Entre as recomendações está a de que os consumidores evitem comprar fórmulas infantis importadas por meio de comércio eletrônico, devido à dificuldade para saber a origem e a regularização do produto.
Fórmulas Infantis – II
Fórmulas infantis são produtos, em forma líquida ou em pó, especialmente fabricados para satisfazer as necessidades nutricionais de públicos específicos. Esses produtos precisam ter registro na Anvisa, conforme determina a legislação, e somente devem ser utilizados sob prescrição por profissional de saúde habilitado, como médico pediatra ou nutricionista.
Fórmulas Infantis – III
As fórmulas infantis podem ser classificadas como alimentos destinados à alimentação de lactentes (0 a 6 meses de idade) e/ou de seguimento para lactentes (6 a 12 meses de idade) e/ou crianças de primeira infância (1 a 3 anos de idade). Elas são alimentos que necessitam de registro na Anvisa antes da sua importação, fabricação, comercialização ou dispensação. O consumidor deve ficar atento e adquirir somente produtos com procedência conhecida.
Fórmulas Infantis – IV
O rótulo do produto deve informar o número de registro. Para confirmar o registro do produto, a Anvisa sugere uma consulta à base de dados disponível em seu portal. A agência pede que o consumidor só utilize fórmulas infantis com orientação de um profissional de saúde habilitado, como médico pediatra ou nutricionista. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais e de maneira exclusiva até os seis meses de vida.
A do Dia
O português foi ao médico e reclamou de fortes dores no estômago:
- Ai, doutoire, acho que foram as ostras que eu comi ontem.
- Elas eram frescas? Perguntou o médico.
- Bem ... Não tenho certeza.
- Mas quando você abriu as conchas, que cor elas tinham?
- Ah! Doutoire, tinha que abrir as conchas?!...