Pitadas do Pergaminho

MG-050 - I
Os motoristas que utilizam a rodovia MG-050, no trecho do município de Itaúna, na região Oeste de Minas, agora podem trafegar com mais segurança e conforto. Foram realizadas obras de terceiras faixas e correção de traçado entre os quilômetros 76 e 77, 79 e 80,6, e do km 92,6 ao 96,5. As melhorias são fruto de uma parceria público-privada (PPP) entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a Via Appia Concessões S.A., responsável pela operação e manutenção de 371,4 quilômetros ao longo do Sistema MG-050/BR-265/BR-491.
MG-050 - II
Os serviços realizados incluem terraplenagem, pavimentação, drenagem superficial e profunda, obras complementares e revestimento vegetal. O projeto foi desenvolvido para atender aos critérios de rodovias com velocidade diretriz de 80 km/h e o investimento foi de R$ 26 milhões. “Com essas intervenções, estamos reduzindo o risco de acidentes, otimizando o tráfego e melhorando a infraestrutura para quem passa pela via”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno.
HORÁRIO DE VERÃO – I
Pensado para auxiliar na economia de energia, o retorno do horário de verão está sendo estudado pelo Governo Federal. Segundo o portal “fdr.com.br”, o presidente Lula determinou que a decisão será anunciada até o final de outubro deste ano. A expectativa é diminuir os gastos e o aumento da energia na casa dos brasileiros.
HORÁRIO DE VERÃO – II
Durante o período, os brasileiros devem adiantar os seus relógios em uma hora, a partir da meia-noite da data de início. No último dia da medida, é necessário atrasar os relógios em uma hora à meia noite. Além de economizar energia e diminuir a conta dos brasileiros, o governo visa estender o tempo de geração das usinas solares e acompanhar o pico de demanda elétrica durante o período de horário de verão.
HORÁRIO DE VERÃO – III
A medida, porém, não vale para todos os estados do país. Os locais onde o relógio deve ser adiantado são: Rio Grande do Sul; Santa Catarina; Paraná; São Paulo; Rio de Janeiro; Espírito Santo; Minas Gerais; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; e Distrito Federal.
CARTEIRA IDENTIDADE NACIONAL - I
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) emitiu, até a primeira quinzena de setembro deste ano, segundo o Governo de Minas, mais de 1,4 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN), tornando o estado com o maior número de emissão de CIN do Brasil. O Instituto de Identificação da PCMG é a unidade responsável pela emissão dos documentos em Minas. Em Formiga, o documento é emitido pela 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil.
CARTEIRA IDENTIDADE NACIONAL – II
Segundo o Governo de Minas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou que, até o dia 10/9, foram emitidas mais de 12,1 milhões de Carteiras de Identidade Nacional em 25 estados e no Distrito Federal. Além de Minas Gerais, outros três estados já emitiram mais de 1 milhão de novos documentos de identidade: Rio Grande do Sul (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Santa Catarina (SC).
CARTEIRA IDENTIDADE NACIONAL – III
A CIN unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da Federação, utilizando-se do número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), com padrão estabelecido no Decreto nº 10.977/2022, resultando em maior segurança contra fraudes. No processo da emissão, é feita a conferência de dados com sistemas da Receita Federal e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aumentando a confiabilidade do documento.
CARTEIRA IDENTIDADE NACIONAL - IV
A primeira via da CIN é gratuita, e o cidadão pode fazer o agendamento pelo site oficial da PCMG, pelo aplicativo MG Cidadão ou no Portal MG. Após a emissão, a carteira é entregue pelos Correios no endereço informado pelo requerente no momento do atendimento. A CIN conta com as versões impressa - expedida em papel de segurança - e digital. A validação dos dados para a emissão da versão digital poderá ser feita pelo aplicativo ”gov.br”, após a expedição da carteira física.
CARTEIRA IDENTIDADE NACIONAL – V
O modelo de identidade expedido nos padrões anteriores ao novo formato é válido até 23/2/2032. Portanto, todos que tiverem o documento em bom estado de conservação, de forma que permita a identificação do portador, não precisam trocar imediatamente a carteira pelo novo modelo.
A DO DIA
Mais uma vez, Joãozinho chega atrasado à escola.
- O que houve dessa vez, Joãozinho?
- Fui atacado por um pit-bull no caminho da escola, professora!
- Nossa! E tá tudo bem? Ele mordeu você?
- Morder ele não mordeu. Mas comeu toda a lição de casa.