Pitadas do Pergaminho

Pitadas do Pergaminho




IPVA 2025 - I

Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o Brasil anunciaram a lista atualizada das profissões que terão direito à isenção do Imposto sobre o IPVA em 2025. Conforme publicou os portais “R7/seucreditodigital”, essa medida visa a aliviar o custo para trabalhadores que dependem do veículo para exercer suas funções ou em situações de necessidade especial.

 

IPVA 2025 - II

A lista de profissionais e situações que podem ser contempladas com a isenção do IPVA é determinada por cada estado, visto que a responsabilidade sobre o imposto é estadual. Portanto, é fundamental que o contribuinte verifique as regras do seu estado de residência.

 

IPVA 2025 - III

As categorias de profissionais que terão direito à isenção abrangem: taxistas e motoristas de aplicativos; mototaxistas; empresas de transporte público; motoristas de vans escolares; proprietários de máquinas agrícolas.

 

IPVA 2025 - IV

O processo para solicitar a isenção do IPVA varia conforme o estado e a categoria de isenção. No geral, o contribuinte deve apresentar a documentação comprobatória, que pode incluir laudos médicosdocumentos profissionais, comprovantes de atividade e outros itens específicos. A solicitação deve ser feita diretamente no Detran do estado onde o veículo está registrado. É importante que os interessados verifiquem os prazos para a solicitação da isenção, uma vez que o pedido deve ser feito com antecedência ao vencimento do IPVA.

 

UFMG - I

O jornal “Estado de Minas” divulgou nessa sexta-feira, 4 de outubro, que a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) está entre as 15 melhores instituições de ensino superior da América Latina e do Caribe, conforme a 14ª edição do QS World University Ranking, divulgada na quinta-feira, 3. A universidade mineira alcançou o 13º lugar na lista, enquanto o pódio foi formado pela Universidade de São Paulo (USP), em primeiro lugar, Pontifícia Universidade Católica do Chile, em segundo, e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em terceiro.

 

UFMG – II

O ranking avaliou 437 universidades de 23 países, com o Brasil aparecendo seis vezes no top 15. Além da UFMG, também estão na lista a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 5º lugar; a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 8º; e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em 14º.

 

UFMG - III

A QS Quacquarelli Symonds, especialista global em educação superior, é a responsável pelo relatório. A análise inclui aspectos como a formação dos docentes, publicações científicas, destaque internacional em pesquisa, reputação como empregador, entre outros. O levantamento destacou o Brasil em quesitos como a proporção de professores com doutorado, o volume de citações por artigo científico e o número de artigos por docente.

 

UFMG - IV

Sobre a UFMG, o relatório reconheceu as contribuições para o avanço acadêmico e científico, bem como seu papel na formação de profissionais dentro do sistema de ensino superior brasileiro. "É digno de nota que o compromisso da UFMG com a excelência acadêmica é evidente por meio de suas classificações impressionantes. Notavelmente, 95% de seus programas de graduação e 75% de seus programas de pós-graduação em nível de doutorado estão classificados entre os melhores do Brasil", diz a pesquisa.

 

A DO DIA

Um português telefona para o redator do Livro do Records (The Guinness Book of Records) e comunica:

- Eu acabo de resolver um quebra-cabeças de 3000 peças.

- Mas isso não e tão especial", comenta o redator, meio confuso.

E o português continua:

- Mas eu o resolvi em apenas uma semana.

- Isso também não e tão difícil de se fazer, responde o homem do Guinness.

- Claro que é, meu amigo - diz o português já bravo - na caixa está escrito de 3 a 5 anos!