Pitadas do Pergaminho

HORARIO DE VERÃO - I
O governo federal descartou a possibilidade de instituir o horário de verão neste ano. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, 16, pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, horas após se reunir com representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A informação foi divulgada pela “Agência Brasil”.
HORÁRIO DE VERÃO - II
“Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, declarou Silveira, durante coletiva de imprensa na sede do ministério, em Brasília. “Temos a segurança energética assegurada. É o início de um processo de restabelecimento da nossa condição hídrica ainda muito modesto, mas temos condições de chegar, depois do verão, em condição de avaliar a volta desta política [para o verão de 2025/2026]”, acrescentou o ministro, defendendo a eficácia da medida em determinadas circunstâncias.
CNPJ
A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira, 16, que mudará o formato do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), que, a partir de julho de 2026, passará a incluir letras, além dos números. Segundo o portal “R7/ Jornal da Record”, a medida foi publicada em Instrução Normativa RFB nº 2.229, na terça-feira, 15. De acordo com a Receita, a mudança atende à crescente demanda por novos números de CNPJ. No entanto, não afetará os CNPJs já existentes. Os números atuais permanecerão válidos, e os dígitos verificadores também não serão alterados.
COVID, INFARTO E AVC
Deu no portal “invogasaúde”: Um estudo publicado na revista médica Atherosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology, revelou que a Covid-19 aumenta o risco de infarto e AVC por até três anos após a infecção. A pesquisa analisou dados de milhões de pessoas, mostrando que a inflamação causada pelo vírus pode gerar complicações cardiovasculares prolongadas. Pacientes com comorbidades ou casos graves de Covid-19 estão entre os mais vulneráveis. Especialistas recomendam acompanhamento médico contínuo para monitorar a saúde do coração em quem teve a doença.
DIA DA MUSICA GOSPEL - I
A “Band Minas” publicou em seu portal que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva/PT sancionou na terça-feira, 15, o projeto de lei que institui o Dia Nacional da Música Gospel, a ser celebrado em 9 de junho. “A música gospel agora tem um dia nacional de celebração. Com o deputado Otoni de Paula, sancionei o projeto de lei que institui o dia 9 de junho como o Dia Nacional da Música Gospel, dando visibilidade ao importante papel da cultura, da religiosidade e da fé de milhões de brasileiros e brasileiras”, escreveu o presidente na plataforma X, antigo Twitter.
DIA DA MUSICA GOSPEL – II
A criação de uma data comemorativa permitirá celebrar esse estilo de música, além de promover eventos e iniciativas que evidenciem sua influência para aumentar o bem-estar emocional e espiritual dos ouvintes. Estudos indicam que a exposição à música gospel contribui para a manutenção da saúde mental e o fortalecimento da fé das pessoas. “A fixação de uma data nacionalmente dedicada à música gospel chamará atenção para esse importante vetor de conforto mental, psicológico e espiritual”, reforçou o deputado Otoni de Paula, em nome da Frente Parlamentar Evangélica.
DIA DA MUSICA GOSPEL – III
A música gospel surgiu nos corais das igrejas americanas, no século passado, e seu nome é uma combinação das palavras God e Spell, que significa a palavra de Deus. Também foi inspiração para o surgimento de estilos musicais como blues e o jazz. Desde sua chegada ao Brasil, a música gospel não apenas conquistou um vasto público, mas também passou a fazer parte das tradições culturais do país. O resultado foi a transformação desse gênero musical em um pilar significativo e lucrativo da indústria fonográfica brasileira, especialmente entre os evangélicos.
A DO DIA
Um dia Joãozinho virou para o pai:
– Papai, o senhor sabia que vermelho é a cor do amor?
– Sabia sim, Joãozinho.
– Então saiba que eu amo você, papai. Toma aqui meu boletim.